Vamos apresentar um guia completo da pontuação da CNH para não deixar qualquer dúvida sobre esse assunto. Portanto, se você é motorista novo ou nunca levou uma multa de trânsito e quer saber mais sobre o tema, veja esse post e entenda tudo sobre os pontos. Afinal, os pontos são os mecanismos mais importantes que a legislação utiliza para coibir práticas ilegais entre os motoristas. Veja mais!
Retire todas suas dúvidas com o guia completo da pontuação da CNH
Em primeiro lugar, entenda que um motorista que comete infrações de trânsito precisa lidar com as penalidades impostas pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Além disso, entenda que todo motorista tem um limite de pontos que podem ser aplicados. Acima desse limite, o condutor terá o direito de dirigir suspenso.
Ou seja, a pontuação da CNH funciona como um histórico que registra as práticas irregulares que foram cometidas por determinado motorista. Desse modo, o condutor não pode passar do limite estabelecido pelas leis de trânsito. A lei 14.071 de 2020 flexibilizou a quantidade de pontos que um condutor pode receber em menos de 12 meses.
Antes disso, o limite era de 20 pontos e agora passou a ser de 40 pontos. No entanto, as mudanças são mais específicas e é sobre isso que vamos falar a partir de agora. Então, veja mais:
Entenda a nova lei da pontuação da CNH
A nova lei da CNH trouxe mudanças em relação à renovação desse documento também. Com isso, motoristas que tenham menos de 50 anos têm 10 anos para renovar o documento. Por outro lado, motoristas que tenham entre 50 e 70 anos têm 5 anos e acima de 70 anos têm 3 anos para realizar os exames necessários da renovação da CNH.
Quanto à pontuação, os motoristas que não receberam infrações de natureza gravíssima no ano anterior têm limite de 40 pontos na CNH. Por outro lado, o limite cai para 30 pontos quando o motorista recebeu uma infração gravíssima e para 20 pontos quando comete duas ou mais infrações dessa natureza.
Motoristas profissionais que usam o documento para exercer funções remuneradas têm 40 pontos de limite independente do cometimento ou não de infrações gravíssimas.
Como consultar a pontuação da CNH?
Atualmente, você pode conferir a pontuação da CNH diretamente pelo aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito). Para isso, basta fazer o download do app na Play Store ou App Store e acessar com seu CPF e com a senha usada no portal Detran. Agora, você precisa consultar o órgão do seu estado para autorizar o uso da versão digital da CNH. Assim, você poderá acessar o campo infrações ao aplicativo para descobrir quantos pontos já estão no seu documento.
Qual a quantidade pontos por infração?
Como foi dito, cada infração tem uma penalidade específica de acordo com o CTB e isso quer dizer que umas são mais leves e outras mais graves. Por exemplo, a infração de natureza gravíssima gera 7 pontos na CNH do condutor; a infração de natureza média gera 5 pontos; a infração de natureza média gera 4 pontos e a infração leve gera 3 pontos na CNH do condutor.