Você já viu a nova forma de punir motoristas que pode ser o fim dos radares? Nesta matéria, vamos falar sobre uma das formas de controlar a prática de infrações relacionadas ao excesso de velocidade. Portanto, veja o que diz o Projeto de Lei 2162 de 2024 que está em trâmite na Câmara dos Deputados de Brasília durante a leitura deste artigo. Confira:
Veja mais sobre a nova forma de punir motoristas que pode ser o fim dos radares
Na Câmara dos Deputados, em Brasília, um projeto de lei de número 2162 está esperando para ser avaliado pela casa. Segundo ele, uma nova forma de punir motoristas pode ser o fim dos radares. Desse modo, os agentes de fiscalização terão mais facilidade para identificar motoristas que aceleram acima da velocidade permitida na via.
Você deve estar se perguntando como isso vai funcionar, não é mesmo? Afinal, os radares são usados há muitos anos a fim de pegar motoristas que aceleram acima do limite. No entanto, eles poderão ser substituídos por lombadas físicas que são colocadas em áreas com velocidade máxima abaixo de 60 km/h. Ou seja, as vias públicas urbanas são o principal foco do Projeto de Lei 2162/24.
Essas áreas são as principais causadoras de acidentes que acionam as seguradoras. Por causa disso, o monitoramento precisa ser mantido em vias que são mais propensas a acontecerem esses sinistros de trânsito. O autor do projeto, Capitão Augusto (PL-SP) visa incrementar esse texto ao artigo 61-A do CTB.
Como vai ser a nova forma de punir motoristas sem usar o radar?
No texto do Projeto de Lei número 2162/24, um parágrafo afirma que o poder público deverá ser o responsável por encontrar as vias que mais causam riscos de acidentes. Desse modo, a substituição dos radares pelas lombadas deverá acontecer para monitoramento dos motoristas.
Segundo informações apresentadas no Portal Uol, o deputado afirma que essa proposta visa melhorar a fiscalização. Visto que, essas vias possuem radares que não são eficientes para controlar aqueles que aceleram demais nas vias públicas com limites de 60 km/h.
Segundo a postagem do site da Uol, a instalação das lombadas é uma das melhores formas de combater a prática dessas infrações. Já que, ela obriga os motoristas a reduzir a velocidade causando a diminuição dos riscos de acidentes nessas vias. Afinal, essa é a finalidade da aplicação de multas para condutores que extrapolam os limites de velocidade. O caráter punitivo é apenas uma forma rígida de controlar os condutores que não param de cometer essa prática ilegal.
Multa por excesso de velocidade
Hoje em dia, os radares são os principais dispositivos usados para controlar os motoristas que ultrapassam os limites de velocidade. A multa para quem é flagrado acima da velocidade permitida da via é de R$ 195,23. Por outro lado, o valor passa a ser de R$ 880, 41 e mais 7 pontos na CNH se o condutor estiver em uma velocidade acima de 50% do limite estabelecido para a via.