Algumas placas de trânsito que confundem motoristas podem ser encontradas em diversos locais pelas vias públicas brasileiras. Já que, existem 230 modelos de placas usadas no Brasil para sinalizar diversas situações e tudo isso gera dúvida entre os condutores. Por causa disso, preparamos esta matéria para falar sobre algumas que confundem até as pessoas que dirigem há anos. Confira:
Veja 3 placas de trânsito que confundem motoristas
O formato é um dos motivos das placas de trânsito que confundem motoristas. Entenda: você pode encontrar modelos que são muito parecidos com as mesmas letras e desenhos com formatos e cores diferentes. Desse modo, todo o significado real dela passa a ser outro e essa variedade é o que causa tamanha dúvida.
Além disso, entenda que existem placas de sinalização vertical, sinalização horizontal, luminosa e até sonora. Por causa disso, não é raro encontrar pessoas que não entendem o significado de placas que podem ser vistas nas ruas brasileiras. Logo abaixo, vamos apresentar alguns modelos para exemplificar isso. Confira:
Placas de PARE vermelhas e amarelas
Você já deve ter visto placas de PARE nas cores vermelha ou amarela, não é mesmo? Nesse sentido, você sabe dizer o que cada uma delas significa para o motorista que precisa lidar com elas? Muita gente confunde e não sabe responder essa questão em provas teóricas do Detran, por exemplo.
Portanto, entenda que a placa vermelha de PARE deve ter o formato octogonal e essa sinalização indica que o condutor deve parar o veiculo obrigatoriamente. Todavia, a placa amarela de PARE indica que o condutor deve ficar atento porque terá que parar logo à frente, seja pela presença de escolas, seja pela presença de hospitais, por exemplo.
Placas de proibido estacionar
As placas que proíbem o estacionamento e parada são exemplos de placas que confundem motoristas. Visto, que muitos não sabem apontar qual sinalização indica proibição de estacionamento e parada e qual delas permite realizar uma das ações. Portanto, se você já se perguntou sobre isso, saiba que é uma dúvida muito comum.
A placa com a letra E cortada apenas uma vez na diagonal por um traço vermelha indica que você não pode estacionar naquele local. Todavia, a placa com dois traços vermelhos formando um X sobre a letra E indica que você não pode estacionar nem realizar qualquer parada rápida naquele local. Esta última costuma ser usada na frente de prédios públicos ou áreas de carga e descarga.
Placas RSA e RSB
Pela sigla é meio difícil identificar quais placas confundem motoristas que estamos falando, não é mesmo? No entanto, se você já viu uma placa com sinal de retorno com a seta em formato de U invertido já sabe de quais sinalizações estamos falando.
A placa RSA indica que o condutor não pode fazer o retorno à esquerda. Por outro lado, a placa RSB indica que o motorista não deve fazer o retorno à direita. Portanto, se você notar uma das placas que confundem motoristas não hesite em pesquisar na internet antes de tomar qualquer decisão equivocada no trânsito.