Como o nome indica, o superaquecimento do carro acontece quando a temperatura do motor excede os limites de funcionamento adequados. Esse problema pode causar muitos prejuízos para os motoristas e é sobre isso que vamos falar nesta matéria. Portanto, veja quais as causas e entenda o que fazer quando o motor estiver fervendo:
Veja o que é superaquecimento do carro
A temperatura do motor deve trabalhar em um limite aceitável para garantir o bom funcionamento de todos os componentes sob o capô do veículo. Por causa disso, todo cuidado é necessário para evitar que esse limite seja transposto porque essa situação pode gerar muitos custos para os proprietários de automóveis.
Por causa disso, você precisa conhecer os problemas que levam ao superaquecimento do carro para tomar as medidas necessárias para evitar que o motor ferva. Afinal, os custos para reparar um motor fundido por causa disso assustam quaisquer pessoas. Portanto, veja e entenda mais sobre o assunto a partir de agora:
O que é superaquecimento do motor?
Você já deve ter visto algum veículo parado no acostamento com o capô aberto soltando uma fumaça branca, não é mesmo? Isso indica o superaquecimento do carro que estava naquela situação. Visto que, a água de arrefecimento do motor evapora e libera aquela fumaça característica de situação que indicam esse problema.
Portanto, todo motorista deve manter a atenção no sistema de arrefecimento para impedir que o motor ferva. Afinal, esse sistema é responsável por toda a circulação do líquido usado para resfriar o bloco do motor. Desse modo, qualquer dano aos componentes que realizam essas funções são potenciais para causar o superaquecimento do carro. Então, veja as principais causas e como lidar com elas:
Principais causas de superaquecimento do motor
Os sinais de superaquecimento do motor são bem fáceis de notar e qualquer motorista sabe dizer quando o veículo está em situações dessa natureza. Já que, a fumaça saindo do capô é apenas um dos indicativos de que o motor esteja fervendo. Além disso, as luzes do painel indicam que a temperatura está elevada e o barulho da ventoinha ligando com muita frequência confirmam o superaquecimento do carro. Portanto, veja quais são as causas e como evitar isso:
Problemas na ventoinha
A ventoinha é essencial para refrigeração do veículo porque ela liga para resfriar o radiador. Portanto, se você notar que ela não está ligando às vezes, procure uma auto elétrica rapidamente.
Defeitos na válvula termostática
A válvula termostática é essencial para evitar o superaquecimento do motor porque ela tem a função de manter o veículo na temperatura adequada. Se estiver com defeito, ela enviará o sinal errado e isso impedirá a circulação de água no motor.
Defeitos no sistema de refrigeração
O sistema de refrigeração é composto pelo radiador, mangueiras, ventoinha, bomba d’água, entre outros componentes. Todos são importantes para evitar o superaquecimento do carro. Sendo assim, a manutenção preventiva é a melhor forma de se precaver de situações que possam deixar seu motor fervendo. Sendo assim, procure uma oficina de confiança e peça para avaliar seu automóvel a cada seis meses a fim de encontrar e corrigir irregularidades.