Sabe-se que existem mitos sobre multas de trânsito que precisam ser desvendados para acabar com a dúvida de novos motoristas.
Por causa disso, preparamos esta matéria para falar sobre algumas práticas que alguns motoristas cometem pensando que não resultam em punições. Sendo assim, veja até o final e entenda mais sobre o assunto:
Conheça 3 mitos sobre multas de trânsito brasileiras
As multas são aplicadas a fim de coibir práticas ilegais no trânsito brasileiro. Afinal, os acidentes custam caro tanto para as pessoas envolvidas quanto para o Estado que acaba se envolvendo em questões como saúde pública para os acidentados, por exemplo.
Por causa disso, vamos falar de 3 mitos sobre multas de trânsito brasileiras que circulam na internet e acabam deixando muitos motoristas novos em dúvida. Sendo assim, veja até o final:
Cinto no banco traseiro não é obrigatório – Mito 1
Se alguém disser que o cinto de segurança não é um item obrigatório para os passageiros que usam o banco traseiro, saiba que essa pessoa está mentindo. Esse é um dos mitos sobre multas de trânsito.
Afinal, esse equipamento é indispensável para garantir a segurança das pessoas que utilizam quaisquer veículos para se locomover pela cidade.
Afinal, quem está no banco traseiro está sujeito aos mesmos problemas em casos de acidentes e o cinto permite que os riscos sejam minimizados.
A mesma regra vale para motoristas de aplicativo que precisam exigir que seus passageiros usem cinto de segurança.
Já que, a multa será aplicada para o condutor do veículo, e não para os clientes que acessaram esse serviço pelo aplicativo de corridas. Tornando este um dos mitos sobre multas de trânsito.
Não posso ser multado por dirigir de chinelos – Mito 2
Muita gente que dirige veiculos diariamente fala que não existe qualquer problema por conduzir veículos usando chinelo.
No entanto, esse é mais um mito popular que precisa ser desmentido para evitar que novos motoristas caiam nessa armadilha.
Afinal, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que o motorista precisa usar calçados que garantem controle total para a realização de manobras e o chinelo não é um deles porque escapa facilmente dos pés.
Então, procure dirigir de calçados fechados ou que tenham suporte que prenda o calcanhar ao restante do chinelo. Desse modo, você vai reduzir os riscos de enroscar o pé nos pedais e de ser multado por dirigir de forma inadequada.
Não posso ser multado por passar no sinal vermelho – Mito 3
Quem ultrapassa o sinal vermelho acreditando que não pode ser multado não sabe o risco que está correndo.
Afinal, esse motorista está se expondo ao risco de acidentes e, certamente, será multado por tal ação. Visto que, o artigo 208 do CTB informa que passar no sinal vermelho é uma infração de natureza gravíssima.
Desse modo, o condutor flagrado receberá multa no valor de R$ 293,47 e aplicação de 7 pontos na CNH.
Todavia, a segurança é a questão mais importante quando se trata dessa prática ilegal porque você está exposto às colisões laterais que poderiam acontecer nesses casos.
Sendo assim, informe-se toda vez que for preciso a fim de evitar os mitos sobre multas de trânsito brasileiras.