Vamos apresentar o jeito certo de passar no quebra-molas de acordo com especialistas. O quebra-molas foi criado para garantir a segurança no trânsito por meio da redução forçada da velocidade que é promovida. Geralmente, ele é visto como um problema para os motoristas mais apressados que se veem forçados a diminuir a velocidade dos seus automóveis. Afinal, muita gente passar de forma rápida sobre essas lombadas e acabam danificando os componentes do carro. Confira:
Veja o jeito certo de passar no quebra-molas
O jeito certo de passar no quebra-molas é aquele em que o motorista faz isso sem danificar qualquer componente do veículo. Para saber, o engenheiro mecânico é o profissional mais adequado para ensinar a maneira correta de passar por tais estruturas sem afetar o veículo. Pensando nisso, preparamos esta matéria para ensinar a forma correta de acordo com a visão técnica desse profissional.
De acordo com Francisco Saitkunas, engenheiro mecânico e conselheiro da Sociedade de Engenharia da Mobilidade (SAE), algumas práticas podem ajudar a passar no quebra-molas. Veja a seguir:
Dicas para passar no quebra-molas de forma correta
Primeiramente, Saitkunas explica que o motorista deve evitar de passar no quebra-molas com o carro em sentido diagonal. Muitas vezes, as pessoas fazem isso porque o carro está muito baixo. No entanto, o jeito certo de passar no quebra-molas é com as duas rodas de forma simultânea e suave.
De acordo com o especialista, o quebra-molas exerce força sobre a suspensão dos veículos quando passamos sobre ele. Desse modo, a força será distribuída para as duas rodas quando passamos de forma simultânea para evitar danos ao sistema de amortecimento do automóvel. Então, veja as dicas apresentadas pelo especialista:
Não passe na diagonal
Ademais, se o motorista passa com o carro em sentido diagonal, uma força de torção é realizada, especialmente em estruturas do tipo monobloco. Afinal, isso causaria uma espécie de torção em todo o veículo colocando carga excessiva sobre as soldas metálicas. Afinal, o carro foi feito para manter as quatro rodas em local plano. Caso contrário, você precisaria de um automóvel com tração 4×4.
Não passe no vão da sarjeta
Do mesmo modo, você não deve passar com apenas uma das rodas do carro sobre o quebra-molas para aproveitar o espaço lateral do meio-fio. Afinal, essa prática vai causar sobrecarga do sistema porque coloca peso sobre a roda que passou sobre a lombada causando sua torção.
Evite os freios ao passar sobre a lombada
Outra dica apresentada pelo engenheiro é a de que o motorista não deve frear quando o veículo estiver passando sobre o quebra-molas. Afinal, todo o peso do carro é transferido para o eixo dianteiro quando isso acontece e o sistema de suspensão e tração da roda dianteira tende a ficar com sobrecarga.
Afinal, a dianteira do veículo vai abaixar durante a frenagem e isso será ruim para as rodas que enfrentarão um obstáculo vertical. Sendo assim, o jeito certo de passar no quebra-molas é frear bem antes de chegar nela para evitar a frenagem sobre a lombada.