Será que moto pode andar no corredor? Uma das soluções para o congestionamento é o uso de veículos de duas rodas porque ocupam menos espaço nas vias se comparados com carros, por exemplo. No entanto, precisamos entender o que as leis de trânsito dizem sobre o assunto. Por causa disso, preparamos esta matéria para falar tudo sobre esse tema. Portanto, veja a seguir:
Descubra se moto pode andar no corredor
Os grandes centros urbanos estão congestionados por causa do aumento da frota de veículos no Brasil. Por causa disso, quem tem moto pode andar no corredor para reduzir o estresse causado pelo excesso de veículos dividindo as mesmas vias. No entanto, será que a legislação permite que os motociclistas utilizem o corredor entre os outros automóveis para fazer a ultrapassagem?
Na teoria, a resposta é sim e a moto pode usar o corredor para dar mais fluidez ao trânsito. Afinal, essa é a maior vantagem dos veículos de duas rodas porque permitem mais celeridade em vias mais congestionadas. No entanto, entenda que existe a forma certa de realizar essa ultrapassagem para evitar problemas no trânsito. Sendo assim, entenda as condições que tornam essa ultrapassagem legal:
O que diz o CTB sobre moto no corredor?
A ultrapassagem de motos pelo corredor está citada no artigo 56 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) que impedia esse trajeto para os motociclistas. No entanto, essa lei foi revogada e as regras desse código passam a valer apenas para a circulação de veículos ciclomotores que tenham menos de 50 cilindradas.
Apesar da revogação, a leia afirma que o uso do corredor depende do respeito à distância de segurança lateral que as motos devem manter dos veículos maiores. Por isso, você precisa respeitar determinada medida se quiser utilizar essa faixa livre para seguir com sua motocicleta a fim de evitar acidentes. Logo abaixo, vamos falar sobre outras condições que são impostas aos motociclistas. Confira:
O corredor não é faixa
Como foi dito, a moto pode andar no corredor, mas o motociclista precisa entender que ele não é uma faixa. Portanto, o motociclista não deve usar o corredor quando o tráfego não está congestionado. Por isso, você precisa retornar para a faixa quando passar pelo congestionamento e chegar ao local que o trânsito flui normalmente.
Corredor não é pista de corrida
Muitos motociclistas usam os corredores para chegar mais rápido aos locais em vias que não congestionam e essa prática é ilegal. Afinal, todo motorista deve respeitar o limite da via que costuma ser de 40 km/h na maioria das vezes. Por isso, os condutores precisam entender que os limites precisam ser respeitados e que o corredor não existe para ganhar mais velocidade, mas para evitar congestionamentos.
Não use corredor à direita
Como vimos, moto pode usar corredor para evitar congestionamento, mas isso não quer dizer que o motociclista pode ultrapassar pela direita para evitar esse excesso de veículos enfileirados. Ou seja, a regra para ultrapassagem continua sendo a mesma e os motoristas devem se manter à esquerda para evitar acidentes.