Todos os anos, as pessoas se perguntam se GNV vale a pena. Afinal, a alta no preço dos combustíveis é recorrente e isso faz com que muitos comecem a considerar a opção de instalar o kit de Gás Natural Veicular. Por causa disso, preparamos esta matéria para falar sobre as vantagens e desvantagens de instalar esse sistema no seu veículo. Então, veja até o final antes de contratar esse serviço:
Será que GNV vale a pena em 2024?
Como qualquer assunto relacionado a veículos, muita gente se pergunta se GNV vale a pena em pleno 2024. Por causa disso, reunimos os pontos positivos e negativos nessa matéria para ajudar a fazer a melhor escolha para o seu veículo de acordo com as condições e esse sistema oferece. Então, veja abaixo:
Vantagens do GNV
Em primeiro lugar, vamos falar sobre as vantagens do GNV para você entender se vale a pena instalar no seu veículo em 2024. Afinal, muita gente pensa que o investimento não compensa porque o ônus é maior do que o bônus. No entanto, veja que o kit gás tem suas vantagens:
Economia
O gás natural veicular sempre foi visto como uma das melhores maneiras de economizar na hora de abastecer o seu veículo. Afinal, preço desse combustível é consideravelmente mais baixo do que a gasolina. Em São Paulo, preço médio do GNV até Márcio deste ano era de R$ 4,30 por metro cúbico.
Por outro lado, o preço médio da gasolina era de 6,90 reais por cada litro. Por causa disso, a economia é a maior vantagem de quem deseja instalar o kit gás no seu veículo. Desse modo, esse tipo de sistema é muito usado por motorista de aplicativo e taxistas que circulam durante o dia inteiro por grandes distâncias.
GNV vale a pena pela sustentabilidade
Além da economia, uma das principais vantagens do GNV é a preocupação com a sustentabilidade que esse tipo de combustível oferece para o meio ambiente. Afinal, esse combustível emite menos poluentes e gases do efeito estufa na atmosfera. Considerando que esse termo tem sido cada vez mais buscados pelos montadoras que estão investindo em motores elétricos, o kit gás é uma boa opção para quem não tem condições de adquirir estes veículos e querem colorir menos do que usando gasolina ou diesel, por exemplo.
Desvantagens
Por outro lado, o GNV vale a pena, mas também tem suas desvantagens também como perda de autonomia e espaço no porta-malas, bem como os custos envolvidas. Confira:
Autonomia impactada
A autonomia dos veículos com GNV instalado sofre impacto por causa da quantidade de cilindros presentes no porta-malas. Visto que, esse sistema é instalado com dois tanques para abastecimento desse com gás natural veicular.
Custos de instalação
Além disso, outras desvantagens relacionadas à instalação de GNV no carro são os custos envolvidos. Afinal, os preços podem chegar a 5 mil reais dependendo do veículo e da oficina. Por isso, esse custo preciso ser compensado de acordo com o tempo que você roda com seu automóvel para que o investimento seja pago.
Agora, você precisa responder se GNV vale a pena considerando as vantagens e desvantagens mencionadas. Visto que, o investimento se paga, mas você precisa ter o capital para instalação e cuidar de toda a burocracia envolvida no processo de instalação do kit-gás no seu veículo. Portanto, pense nas possibilidades e tirei suas próprias conclusões.