A legislação do Brasil se tornou ainda mais rigorosa em relação ao consumo de álcool e direção, estabelecendo a chamada lei seca, que proíbe qualquer quantidade de álcool no corpo durante a realização do teste do bafômetro. No entanto, há pessoas que não resistem a uma cerveja e optam pela cerveja zero álcool. Mas será que ela é realmente confiável na hora da realização do teste? A seguir, confira se o consumo dessa bebida é realmente seguro.
O que é a Lei seca
A lei seca nº 11.705/2008 exige que o condutor não esta consumindo álcool, a mesma foi criada em 2008, e sendo modificada ao longo dos anos, tendo como objetivo, diminuir os acidentes por uso de bebidas alcoólicas, lembrando que a lei serve para todos os tipos de veículos automotores sem que haja nenhuma exceção.
Penalidades
- Multa
- Suspensão da CNH
- casos mais graves, prisão
Como funciona o teste do bafômetro
O teste do bafômetro é utilizado pelos agentes de trânsito para verificar a presença de álcool no sangue dos motoristas de automóveis durante uma blitz. Esse teste permite que o agente confirme se o condutor está consumindo álcool, mesmo que em pequenas quantidades, pois ele mede a quantidade de álcool presente no ar exalado pelos pulmões. Vale lembrar que o uso de qualquer produto via oral que contenha álcool pode ser detectado no bafômetro.
O consumo de cerveja sem álcool
A cerveja sem álcool é uma opção para aquelas pessoas que gostam de consumir cerveja, mas não podem ingerir álcool. Para quem não abre mão de uma cerveja gelada e está conduzindo um veículo, é uma excelente alternativa, além de ser indicada para quem busca uma opção com poucas calorias, já que não contém álcool.

Cerveja sem álcool realmente não afeta a capacidade de dirigir
Às vezes, muitas pessoas ficam com dúvida sobre a possibilidade de consumir cerveja sem álcool e, logo após, passar por uma fiscalização de trânsito. Após alguns estudos, foi comprovado que o consumo de cerveja sem álcool não altera o resultado do bafômetro
Cuidados
Quando consumir bebidas alcoólicas, é aconselhável evitar o volante, pois isso ajuda a reduzir os riscos de acidentes, preservando sua vida e a de terceiros.
Vale lembrar que, caso você seja submetido ao teste do bafômetro e tenha consumido qualquer quantidade de álcool, é recomendado procurar um profissional e recorrer à multa, pois toda multa de trânsito pode ser recorrida e, dependendo da apresentação da defesa, ser cancelada.
Dúvidas Frequentes
- É possível ser multado após consumir cerveja sem álcool?
- Sim, o bafômetro pode registrar traços de álcool após o consumo de cerveja sem álcool, o que pode resultar em uma multa.
- A cerveja sem álcool causa embriaguez?
- Não, a cerveja sem álcool contém uma quantidade mínima de álcool e não causa os efeitos típicos da embriaguez.
- Qual a quantidade de álcool presente na cerveja sem álcool?
- A quantidade varia, mas geralmente é de 0,0% a 0,5%.
- Se eu consumir cerveja sem álcool, posso ser preso?
- Normalmente, não, desde que o teor de álcool não ultrapasse os limites estabelecidos por lei.
- É possível que o bafômetro detecte álcool em bebidas sem álcool?
- Sim, o bafômetro pode detectar quantidades mínimas de álcool, mesmo em bebidas sem álcool.
- O que fazer se o bafômetro acusar álcool após consumir cerveja sem álcool?
- O motorista pode contestar, mas ainda estará sujeito às leis de trânsito.














