O DNIT emite notificação de dívida para proprietários de veículos inadimplentes em uma medida administrativa de regularizar débitos e evitar consequências graves.
Dessa forma, para que você entenda melhor essa situação e veja o que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes está fazendo para resolver essas pendências, reunimos algumas das principais informações para te passar.
Portanto, não deixe de acompanhar a leitura até o final para não perder nada importante sobre esse assunto!
DNIT Emite Notificação de Dívida para Inadimplentes
Assim como mencionado acima, o DNIT, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), adota medidas rigorosas contra a inadimplência de multas de trânsito.
Isso porque, quando proprietários deixam de quitar suas obrigações, enfrentam não apenas prejuízos financeiros, mas também restrições quanto à circulação de seus veículos.
Implicações da inadimplência
A inadimplência pode resultar na não emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), impedindo o motorista de circular legalmente.
Dessa forma, a legislação exige que o proprietário esteja em dia com seus débitos para licenciar o veículo, reforçando a importância do cumprimento dessas obrigações.
Além disso, vale ressaltar que a não quitação de multas do DNIT há mais de um ano configura infração gravíssima, sujeitando o proprietário ao recolhimento do veículo, conforme estipulado nos artigos 131 e 230 do CTB.
Portanto, o DNIT, em conjunto com outros órgãos, monitora ativamente veículos inadimplentes nas rodovias federais.
Veja detalhes da emissão de notificação de dívida para inadimplentes por parte do DNIT
O DNIT emite as chamadas Notificações de Dívida como última medida administrativa antes de recorrer ao Poder Judiciário.
De acordo com o órgão, já houve a emissão de mais de 570 mil notificações neste ano, visando alertar os proprietários inadimplentes há mais de um ano sobre a necessidade de regularização.
O DNIT utiliza dados da Receita Federal para confirmar informações dos proprietários. As notificações incluem:
- A relação dos débitos vencidos;
- Data limite para pagamento e;
- Advertência sobre a possível inclusão do devedor em cadastro de inadimplentes.
Ademais, toda a informação é publicada no Diário Oficial da União (DOU) e no Portal de Multas de Trânsito, seguindo as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Consequências para o cidadão inadimplente
Por fim, cabe observar que o cidadão que não quita os débitos no prazo estipulado tem seu CPF incluído no Banco de Dados Pessoais do DNIT.
De acordo com a Lei nº 12.414/2011, essas informações podem ser compartilhadas com entidades de proteção ao crédito, afetando a análise de risco por meio da geração de score. O devedor fica sujeito à inclusão no CADIN, conforme a Lei nº 10.522/2002.
Além disso, a não quitação das multas com o DNIT pode resultar na incorporação do devedor à Dívida Ativa, acarretando acréscimo de encargos moratórios e medidas extrajudiciais e judiciais, conforme a Lei nº 6.830/1980.
Agora que você já sabe tudo sobre o fato de que o DNIT emite notificação de dívida para inadimplentes, acesse o Portal de Multas de Trânsito ou entre em contato pelos canais de atendimento ao cidadão e resolva sua situação o quanto antes!