Uma multa secreta e pouco difundida está dando o que falar no meio dos brasileiros, que estão preocupados com seu valor e com a dificuldade de evita-la.
Se você está pensando em arrumar as malas e aproveitar o verão viajando com a família, é bom se atentar a essa forma de infração para evitar surpresas de última hora.
Estamos falando do pedágio free flow, uma nova tecnologia que está em testes em algumas rodovias brasileiras e que tem como foco diminuir a famosa retenção de trânsito nos trechos de cobranças. Confira mais em seguida.
Saiba mais sobre a multa secreta dos pedágios
O pedágio Free Flow é uma novidade que promete acabar com as intermináveis filas para pagamentos em pedágios. Isso porque, ao contrário das tradicionais cabines, ele utiliza uma estrutura que fica em cima da via, e os carros podem circular normalmente, sem necessidade de parar.
O equipamento faz a coleta dos dados do veículo por meio da placa e, em seguida, o motorista precisa realizar um pagamento via digital pelo site da concessionária da Via em que está circulando. Também é possível pagar pelo aplicativo da concessionária ou pelo WhatsApp.
Se o veículo possuir tag de pedágio, não é preciso realizar nenhum pagamento extra. No entanto, caso não tiver, é necessário fazer o procedimento acima e pagar a taxa devida.
Para ficar em dia com o pedágio e evitar essa multa secreta, o motorista precisa realizar o pagamento em no máximo 15 dias.
O que acontece se o pedágio free flow não for pago em tempo?
Se o motorista não realizar o pagamento dessa “multa secreta” no prazo de 15 dias do momento em que passou no pedágio free flow, sofrerá uma multa de evasão de pedágio no valor de R$195,23. Além disso, o motorista perde 5 pontos na carteira.
Essa infração é considerada grave, portanto, vale a pena ficar atento e fazer uma pesquisa do trajeto antes de sair de casa para verificar se o pedágio em questão está funcionando no seu caminho.
Sinalização do pedágio free flow
Apesar de ser uma interessante ideia para facilitar a vida dos brasileiros, muitos motoristas estão reclamando ativamente sobre a falta de sinalização suficiente nas vias de que há o pedágio free flow instalado, o que está levando a multas constantes.
A falta de costume com esse modelo de pedágio, bem como a menor concentração de placas e avisos pode levar a erro e muitos condutores estão apenas se deparando com uma multa secreta nos aplicativos de CNH Digital.
Sendo assim, o melhor a se fazer é buscar saber onde se encontram as cobranças e ficar atento durante toda a viagem.
Atualmente, o pedágio free flow está funcionando no Rio Grande do Sul e em São Paulo em algumas vias, e também na BR-101, no trecho que liga Rio de Janeiro a Ubatuba em SP pela CCR Rio.
Agora que você já sabe tudo a respeito dessa multa secreta e como evita-la, planeje bem o seu itinerário e fique por dentro das novidades. Comente conosco o que achou dessa notícia e não se esqueça de compartilhar com seus familiares e amigos para que evitem essa surpresa de última hora.