Parcelar multa possivelmente é o maior desejo da maioria dos brasileiros que se encontram com o veículo com débitos no momento. Mas será mesmo que é possível realizar esse tipo de pagamento e pagar de forma suave tudo o que é devido?
Sabemos que o pagamento da multa com atraso pode render juros e outros problemas, mas quando se juntam vários débitos, o pagamento pode ficar ainda mais pesado. Confira em seguida o que é possível fazer nesses casos para facilitar esse processo.
Saiba se parcelar multa é possível
Originalmente, parcelar multa não é possível. Isso significa dizer que você não irá encontrar uma maneira direta de pagar o boleto de sua infração ou de qualquer outro débito em suaves prestações nem mesmo no cartão de crédito, ao menos por enquanto.
De todo modo, é bom saber que existem meios de pagamentos no Brasil que facilitam isso de forma indireta. Opções como o Mercado Pago, por exemplo facilitam a vida com o pagamento parcelado de praticamente todo o tipo de cobrança.
Outros, como o PicPay e também o Zignet, ajudam igualmente os motoristas e proprietários que querem deixar seus veículos completamente em dia.
Ou seja, é sim possível parcelar multa, mas você deve, até o momento, recorrer a opções externas para conseguir realizar o processo e se livrar de uma vez das dívidas veiculares.
Vale mencionar também que essas opções, apesar de válidas, tornam tudo mais caro. Isso ocorre, pois, as instituições financeiras cobram juros por conta desses serviços. Sendo assim, você irá conseguir financiar o débito, mas a um custo de juros que irá substancialmente alterar o valor total.
Opções para realizar o pagamento
As principais opções do mercado para parcelar multa são as seguintes:
- Zignet;
- PicPay;
- Mercado Pago;
- Pronto Paguei, etc.
Existem atualmente diversas instituições que realizam esse procedimento de forma simples e prática e algumas são especializadas em dívidas de veículos, como multas, licenciamentos, IPVA atrasado e outros. Sendo assim, facilmente você pode encontrar uma opção para realizar a quitação do que se deve.
De todo modo, esse serviço rende juros que podem ser pesados. Tudo depende da quantidade de parcelas que você deseja utilizar, ou seja, quanto mais parcelas, mais você terá de pagar no total.
O ideal num primeiro momento é fazer um apanhado e ver onde os juros são menores, para daí parcelar multas nessa instituição. Opte sempre por fazer o plano com menos vezes, para que a diferença final não pese no bolso.
O que acontece se não pagar a multa de trânsito?
Se não pagar multa de trânsito dentro do tempo, os juros em cima dela podem torna-la ainda mais cara. Além disso, podem haver impedimentos na hora de realizar o licenciamento anual do veículo, deixando-o ainda mais irregular.
Sendo assim, dentre o que pode ocorrer podemos citar:
- Juros em cima da multa vencida;
- Impossibilidade de licenciar o veículo;
- Geração de novas multas em decorrência da inadimplência;
- Remoção do veículo irregular.
Agora você sabe como parcelar multa e o que ocorre se permanecer em débito com o Detran do seu estado. Sendo assim, busque o quanto antes regularizar seu veículo e dirija tranquilo.