Você sabia que existe um projeto de lei que quer o exame toxicológico para motoristas pelo SUS? Sabemos que exames específicos para habilitação e renovação podem ser bastante caros e, com a volta da exigência, muitos profissionais foram afetados financeiramente de forma negativa.
Sendo assim, a ideia é desonerar esses motoristas, para que eles consigam realizar o procedimento necessário para continuar trabalhando e ainda não necessitarem de gastos maiores.
Confira em seguida todos os detalhes a respeito desse projeto de lei e fique por dentro dessa informação importante.
Conheça o projeto de lei que quer exame toxicológico para motoristas pelo SUS
O Projeto de Lei 271/2024, que atualmente está em análise na Câmara dos Deputados, concentra sua atenção na questão da realização gratuita do exame toxicológico para motoristas pelo SUS.
A proposta, apresentada pelo deputado Felipe Saliba (PRD/MG), visa introduzir modificações tanto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) quanto no Decreto-Lei nº 5.452, de 01 de maio de 1943, conhecido como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
De acordo com as informações do projeto, o exame continuará sendo conduzido nos laboratórios credenciados pelo órgão máximo executivo de trânsito da União. No entanto, uma mudança significativa proposta é a inclusão do SUS como provedor desse serviço, oferecendo-o de forma gratuita. A intenção é promover maior acessibilidade a esse procedimento que é exigência fundamental.
Sendo assim, uma das especificações do projeto é que o SUS deve assegurar a realização do exame toxicológico dentro do prazo máximo de 30 dias. Além disso, o texto estipula que, nos casos de motoristas profissionais com vínculo de trabalho regido pela CLT, a responsabilidade pelos custos do exame deve ficar com o empregador.
O deputado Saliba fundamenta a proposta salientando que alterações recentes na legislação impuseram custos elevados a diversas categorias de condutores. A necessidade de realizar o exame toxicológico com frequência afetou diretamente profissionais como caminhoneiros e motoristas de ônibus.
O parlamentar reconhece a importância do exame para preservar a integridade de motoristas e passageiros nas vias do país, destacando, no entanto, a necessidade de tornar a exigência mais acessível. Assim, propondo a inclusão do exame toxicológico para motoristas pelo SUS. Essa pode ser uma medida muito importante.
Quem precisa fazer o exame toxicológico?
O exame toxicológico para habilitação é obrigatório para os condutores com carteira C, D e E, realizados no período de 2 anos e 6 meses. Para os condutores que tenham mais de 70 anos, essa obrigatoriedade de renovação do exame se dá apenas juntamente da renovação da carteira.
Qual o prazo para realizar o exame toxicológico?
Para garantir que todos os condutores tenham tempo hábil para realizar o procedimento, o prazo recebeu uma extensão entre março e abril, a depender da validade da carteira de habilitação do motorista.
O importante é verificar os prazos atuais e proceder a realização do exame, já que a falta dele pode gerar multa pesada.
Agora você já sabe mais sobre o projeto de lei que quer o exame toxicológico para motoristas pelo SUS. Aproveite então e compartilhe esse artigo para que mais pessoas possam saber dessa novidade.