Você sabia que forçar passagem entre veículos pode dar multa? Essa infração confunde muitos motoristas que são autuados e vamos falar mais sobre essa questão agora mesmo. Portanto, leia essa matéria completa e entenda tudo sobre o que diz o CTB acerca dessa multa que surpreende muitos condutores desinformados.
Afinal, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) classifica as infrações em quatro naturezas. São elas, leves, médias, graves e gravíssimas. Nesse sentido, cada uma delas tem um valor a ser pago e o número de pontos aumenta quanto mais grave for a situação que gerou a infração de trânsito. Mas, você sabia que forçar passagem entre veículos pode dar multa? Se não, veja mais:
Você sabia que forçar passagem entre veículos pode dar multa? Veja agora!
Realmente, muitos motoristas desconhecem o fato de que forçar passagem entre veículos pode dar multa. Mas, imagine alguém que não sabia disso recebendo uma infração de natureza gravíssima em casa? Afinal, essa atitude é considerada gravíssima de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro e vamos falar mais sobre as consequências dessas ações.
Afinal, o motorista que estiver transitando em sentido oposto à outro condutor e que esteja na iminência de passar um pelo outro ao realizar a ultrapassagem comete essa infração. Nesse caso específico, a multa é multiplicada por 10 e a suspensão do direito de dirigir é a consequência mais severa dessa infração gravíssima.
Ademais, os reincidentes em infrações dessa natureza no prazo de um ano tem que pagar o dobro desse valor pela infração. Ou seja, o motorista precisará desembolsar R$ 5.869, 40 em casos de reincidência em menos de 12 meses. Apesar disso, muitos não compreendem o funcionamento dessa multa e vamos tentar explicar de uma maneira didática logo abaixo. Então, leia mais:
Entenda mais sobre a multa por forçar passagem entre veículos
De acordo com a resolução 985 de 2022 do Contran, o condutor que forçar passagem entre veículos em sentidos opostos comete infração gravíssima. OU seja, imagine que você está conduzindo seu veículo em uma rodovia de faixa única e, ao tentar ultrapassar (mesmo que seja em local permitido), outro automóvel está vindo de frente.
Desse modo, para evitar um acidente mais grave de colisão frontal, o outro motorista tem que reduzir ou direcionar o carro para o acostamento. Nesse caso, a sua ação é uma infração de natureza gravíssima e está sujeita às penalidades apresentadas acima. Afinal, você causou uma situação de risco iminente à vida de outro condutor e isso gera a multa que citamos anteriormente.
Por causa disso, qualquer ultrapassagem deve ser feita de forma consciente considerando a natureza da via. Ou seja, procure ultrapassar somente quando perceber que tem visibilidade à longa distância para não causar problemas aos motoristas que puderem vir no sentido oposto. Dessa forma, você não será surpreendido por nenhuma multa absurda chegando na sua casa depois de algum tempo.
Afinal, forçar passagem entre veículos pode dar multa e o valor não é nada simbólico, não é mesmo? Portanto, evite essa situação a qualquer custo! Comente conosco o que achou e compartilhe o artigo.