Atualmente, a tecnologia está presente em todos os setores e a segurança pública não poderia ficar fora dessas atualizações, não é mesmo? A novidade é que um novo aplicativo de multas da PM entrará em funcionamento em São Paulo. Afinal, os policiais usavam os famosos talões impressos para autuar motoristas que andam em condições irregulares pelas ruas da capital paulista.
A novidade é um serviço do Detran-SP (Departamento de Trânsito) do estado de São Paulo que visa facilitar a vida das forças policiais que atuam nas ruas. Pois, o talão dificulta a vida dos agentes que precisam preencher os dados à mão levando à perda de tempo e eficiência para continuar a averiguação de outros condutores. Por isso, entenda mais sobre o novo aplicativo de multas da PM que entrará em funcionamento em São Paulo nos próximos dias.
Veja mais sobre novo aplicativo de multas da PM em São Paulo
O fim do talão de papel impresso de multas está cada vez mais próximo. Esse documento sempre foi a maneira com que os agentes da PM usam para autuar condutores que infringem as leis de trânsito. No entanto, o sumiço desses papéis está acontecendo de forma gradual desde 2020 para facilitar a vida dos agentes de segurança pública.
Por enquanto, somente os policiais que fazem a fiscalização pelo Detran terão acesso ao app que facilita nesse trabalho. Ou seja, os agentes que atuam por órgãos municipais de trânsito não estão na lista beneficiada pela nova tecnologia. Ainda assim, o app está passando por fase de homologação do Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) que está atrelada ao Ministério dos Transportes.
Este órgão promete dar mais agilidade para o processo e facilitar a vida dos agentes que precisam ser rápidos para multar os infratores no ato da ocorrência. Portanto, o novo aplicativo de multas da PM vem para somar forças com a segurança pública a fim de coibir quaisquer ações irregulares que são cometidas pelos motoristas.
Veja como funcionará o novo aplicativo de multas da PM em São Paulo
O novo aplicativo de multas da PM vai oferecer mais recursos aos agentes na hora de realizar a abordagem dos motoristas. De acordo com o Detran, o processo digital será integrado ao sistema estadual e nacional de dados. Por isso, a pesquisa online vai oferecer mais informações aos policiais durante uma abordagem. Ou seja, ações como bloqueios, alertas de roubou ou informações sobre os condutores estarão na tela dos celulares desses agentes.
Além disso, todo o processo que começa na lavratura até a notificação ao infrator em sua residência leva cerca de 15 dias para acontecer por papel impresso. No entanto, a tecnologia vai permitir que a multa entre no sistema estadual e nacional até o final do dia e o condutor receberá a infração em até 3 dias.
Depois disso, o condutor poderá pagar a multa com 40% de desconto por meio do SNE (Sistema de Notificação Eletrônica) se estiver de acordo com a infração. Se não, cabe a ele apresentar recurso ou providenciar que liberem o veículo que possa ter sido apreendido no ato da infração cometida.
Além disso, o novo aplicativo de multas da PM de São Paulo estará ligado ao SRV (Sistema de Recolhimento de Veículos) que faz a identificação automática do pátio que será destinado o automóvel.