Será que pedestre pode ser multado? Descubra agora o que diz o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) sobre essas pessoas que fazem parte do trânsito em qualquer parte do mundo. Afinal, os pedestres devem respeitar regras que não impeçam a circulação dos meios de transporte também. Então, as condutas que impedem a livre circulação de outrem levam às penalidades. Entenda mais!
Descubra agora se pedestre pode ser multado e entenda os motivos
Muitos desconhecem esse fato, mas o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) considera os pedestres em seus artigos das leis também. Mas, será que pedestre pode ser multado por algum motivo? Nesta matéria, você vai descobrir tudo sobre essa questão tão relevante no dia a dia de quem convive com o trânsito no Brasil.
Afinal, todos sabem que os pedestres são prioritários no trânsito e que todos os veículos devem parar diante da faixa reservada às pessoas que estão à pé. No entanto, você conhece os deveres que essas pessoas devem seguir para evitar infrações? Se não, esta matéria vai te ajudar nessa questão. Veja o artigo que diz sobre os deveres dos pedestres para que evitem essas condutas:
Veja os deveres dos pedestres para entender porque podem ser multados
O artigo 254 do CTB fala sobre os deveres que os pedestres devem seguir para manter uma boa conduta pelas ruas brasileiras. Por isso, veja o que pode levar às penalidades até para quem anda à pé nas ruas da cidade para evitar tais práticas agora mesmo. Já que, o Código de Trânsito Brasileiro foi criado em 1997 e essas pessoas já foram incluídas nas páginas desse livro.
No entanto, as multas e penalidades relacionadas aos pedestres foram inseridas somente em 2017 por meio da Resolução 706 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). No entanto, as medidas apresentadas nessa Resolução entraram em vigor somente em 2019 e os deveres que fazem com que um pedestre pode ser multado são os seguintes:
- Pedestre não deve permanecer nas pistas de rolamento impedindo o trânsito de veículos, exceto para atravessá-las;
- Pedestre não deve cruzar rodovias, pontes ou túneis, exceto em locais que permitam essa passagem;
- Pedestres não devem atravessar áreas de cruzamento, exceto em locais que tenham a sinalização apropriada para evitar acidentes;
- Pedestres não devem se agrupar de modo que impeça o trânsito de fluir naturalmente, seja por meio de greves, seja por meio de esportes, exceto com autorização prévia;
- Pedestres não devem andar fora da faixa designada para esse público nas vias;
- Pedestres não devem desobedecer às leis de trânsito presentes nas vias.
Como vimos, o pedestre é alguém que pode ser visto como uma pessoa que pode atrapalhar o funcionamento natural do trânsito. Além disso, essa pessoa está correndo riscos e colocando outras pessoas em risco de acidentes também. Por isso, evite isso porque já deixamos claro que pedestre pode ser multado também por tais práticas irregulares. E, convenhamos, ninguém gosta de pagar por infrações que não precisariam ser pagas se não praticassem atos indevidos, não é mesmo? Compartilhe esse artigo para que mais pessoas vejam essas informações.