Será que posso vender carro alienado? Se você tem um veículo que ainda está ligado ao banco no documento e quer negociá-lo com outra pessoa, leia esta matéria e entenda tudo sobre o assunto antes disso. Afinal, muita gente tem um automóvel sobre alienação fiduciária e já está de olho em outro automóvel ao mesmo tempo, não é? Nesse caso, entenda antes de fazer qualquer negócio para não ter complicações. Veja a seguir:
Será que posso vender carro alienado?
Muita gente tem essa dúvida quando compra um veículo e se interessa por outro modelo que mais lhe agrada. Mas, será que posso vender carro alienado para outra pessoa? Sim, você pode vender seu automóvel alienado desde que entenda algumas regras que precisam ser seguidas, além de outros procedimentos básicos, como a comunicação de venda. Então, veja abaixo:
O que é um carro alienado?
Primeiramente, entenda que um carro alienado é um veículo que foi oferecido como garantia do pagamento de um empréstimo ou qualquer contrato de crédito com um banco. Ou seja, esse automóvel está financiado e precisa ser quitado para que se livre da dívida com a instituição financeira.
Nesses casos, o dono do automóvel é a instituição que pagou o valor integral do carro às concessionárias e financiou o valor com juros para o comprador do veículo. Então, apesar de constar o nome do proprietário na documentação original, a inadimplência pode levar o banco a tomar posse daquele bem por meio de ação judicial.
Mas, como posso vender um carro alienado se ele é do banco? Para isso, você tem algumas alternativas que vamos apresentar agora mesmo. Confira:
Veja opções para vender um carro alienado
Quem deseja vender carro alienado pode fazer isso desde que seja por meio de alguma das opções que possibilitam essa prática. A principal maneira de realizar esse negócio seria a quitação do débito com o banco antes de fazer a venda. Nesse caso, o valor será menor do que a soma de todas as parcelas juntas porque os juros serão reduzidos pela amortização.
Nesse caso, o carro continuará sendo alienado até que o licenciamento atual seja feito porque essa prática vai remover o nome da instituição financeira do documento. Mas, você não precisa quitar esse débito com o banco para vender seu carro. Afinal, muita gente decide vender o veículo exatamente por não conseguir arcar com os custos de pagamento das parcelas.
Nesse caso, você pode usar o procedimento chamado de Interveniente Quitante. Nesse caso, o carro será usado como garantia para um empréstimo feito com a instituição financeira. Ou seja, o contratante deseja solicitar crédito junto ao banco que, por sua vez, fará uma análise da documentação para avaliar se aceita o negócio.
Caso essa mudança seja aprovada, outro contrato será gerado e condições financeiras diferentes da original serão geradas. Esse processo de análise é usado pelas instituições financeiras que precisarão comprovar sua renda e seu histórico. Então, se não der certo, você precisa achar um novo comprador que tenha o nome limpo para fazer esse empréstimo e quitar seu débito.
Agora que você entendeu mais sobre vender carro alienado, então compartilhe o artigo com mais pessoas.