Você sabia que pode tomar multa por excesso de passageiro? Se não, leia esta matéria e entenda tudo sobre essa infração que pode trazer tantos riscos à segurança das pessoas dentro do veículo e que é passível de penalidade. Afinal, cada automóvel comporta um número determinado de passageiros e exceder a capacidade gera multa e pontos na CNH do condutor. Portanto, veja mais:
Saiba o valor da multa por excesso de passageiro
De acordo com o artigo 231 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), qualquer condutor que leve mais passageiros do que o limite permitido pelo veículo comete infração gravíssima. Portanto, a multa por excesso de passageiro é de R$ 293,47 e o condutor leva 7 pontos na CNH também. Afinal, essa ação traz riscos tanto ao motorista quanto aos outros passageiros do automóvel que poderiam sofrer um acidente.
Por causa disso, preparamos esta matéria para falar sobre essa infração gravíssima. Já que muita gente insiste em colocar mais gente dentro do automóvel do que deveria e essa prática traz muitas consequências. Sendo assim, leia mais e compreenda os riscos envolvidos nessa prática. Já que, toda infração está relacionada aos riscos que a prática desse ato oferece, tanto aos condutores quanto às pessoas que dividem o mesmo veículo. Sendo assim, continue sua leitura e evite essa multa pontos na carteira por causa disso.
Como se configura multa por excesso de passageiro
A multa por excesso de passageiros é gravíssima e o condutor precisa arcar com uma dívida de 293, 47 reais se foi pego com excesso de pessoas dentro do automóvel. Por causa disso, não dirija com mais gente do que o limite estabelecido de acordo com o modelo do seu automóvel. Por exemplo, a maioria dos carros tem cinco lugares considerando o motorista. Então, quem coloca quatro pessoas no banco traseiro está cometendo infração gravíssima considerando esse modelo de automóvel. Mas, se você estiver com um veículo de 7 lugares, nenhuma infração foi cometida nesse caso.
Essa multa é necessária para coibir a prática daqueles que insistem em colocar mais gente do que o veículo comporta. Pois, essa ação faz com que os passageiros não tenham os equipamentos de segurança necessários para estarem dentro do automóvel. Nesse caso, qualquer acidente poderia ser fatal para passageiro que não se encontra com o cinto de segurança.
Por causa disso, uma abordagem policial poderia resultar em multa e uma pessoa teria que ficar para fora do veículo para que ele continuasse seu trajeto, já que a autoridade pública não permitirá que o condutor continue seu caminho com mais gente do que a lei permite.
Qual o limite de crianças por carro
Como foi dito, a multa por excesso de passageiros é baseada no artigo 231 do CTB. Ou seja, essa infração gravíssima resulta em multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH. Então, o número de passageiros independe da idade de cada um deles desde que estejam com os equipamentos de segurança adequados. (Bebês confortos e cadeirinhas para crianças).