Quem nunca errou a rota e quis fazer o retorno pelo canteiro central que atire a primeira pedra, não é mesmo? Afinal, seria tão mais fácil voltar à pista contrária pelo caminho mais curto, não é? Mas, a multa por retorno proibido vai te fazer pensar melhor e evitar essa prática. Portanto, leia a matéria completa, entenda tudo sobre essa infração e as consequências dela:
Veja valor atualizado da multa por retorno proibido
Em primeiro lugar, você precisa entender que a multa por retorno proibido é abordada por meio do artigo 206, do Código de Trânsito Brasileiro. Esse caso configura inversão completa no sentido da via em local inapropriado. Já que, as vias apresentam opções viáveis para que essa prática seja realizada.
No entanto, a pressa para voltar depois de errar o caminho faz com que alguns motoristas se arrisquem e cometam tal infração. Mas, vamos falar sobre a multa por retorno proibido e todas as variações dessa penalidade a partir de agora. Confira:
Artigo 206 do CTB
O artigo 206 do CTB trata sobre a infração por retorno proibido e essa ação está relacionada à manobra em locais proibidos pela sinalização. Como, nas curvas e aclives, nas pistas de rolamento, nas faixas de pedestres, nas interseções utilizando a contramão. Enfim, quaisquer ações que prejudiquem a livre circulação de outros condutores.
Qualquer variação dessa infração é gravíssima e gera multa no valor de R$ 293,47 ao condutor que estiver dirigindo. Portanto, até aqueles condutores que realizam manobras para retornar pela mesma rua deixando o carro atravessado na via impedindo a circulação estão inseridos nesse código.
Mas, o que fazer quando a via não possui retornos como vicinais e avenidas extensas que não contenham essa possibilidade de voltar às vias contrárias? Logo abaixo, vamos falar sobre o artigo 39 que serve para quem deseja retornar sem cometer infrações de trânsito. Portanto, confira:
Como voltar sem utilizar o retorno nas vias brasileiras?
O artigo 39 do CTB existe para regulamentar a manobra em que o condutor realiza um giro de 180 graus para voltar ao sentido oposto da via. Mas, essa ação não pode representar qualquer risco à segurança no trânsito. Pois, não existem restrições que impeçam o retorno no meio da rua, desde que outros motoristas não sejam afetados durante a manobra.
Portanto, você precisa aguardar no acostamento ou no lado direito da via para esperar o momento adequado de fazer esse retorno sem incomodar outros condutores. Caso contrário, você estará cometendo outra infração abordada no Artigo 204 do CTB. Veja abaixo:
Artigo 204 do CTB
Quem deixa de parar o veículo no acostamento à direita para fazer o retorno está cometendo infração grave e isso gera multa e 5 pontos na CNH do condutor. Além disso, esse artigo trata sobre a impossibilidade de realizar o retorno em locais cuja sinalização indique claramente ser ilegal essa ação.
Diferença entre retorno proibido e conversão proibida
A conversão proibida é um movimento feito em ângulo na via que tanto à esquerda quanto à direita que muda a posição do automóvel. Por outro lado, o retorno é a conversão completa do veículo à via contrária. Por causa disso, fizemos esta matéria para falar sobre a multa por retorno proibido para coibir tal prática.