Você quer locar um veículo e precisa saber tudo que envolve esse automóvel antes disso? Nesta matéria, vamos falar sobre a multa em carro alugado para que entenda quais são as consequências de ser autuado com automóvel de uma locadora. Afinal, será que você precisará pagar a infração ou algum seguro cobre quaisquer situações dessa natureza? Então, veja a seguir:
Saiba como proceder nos casos de multa em carro alugado
Quem nunca acelerou mais do que o permitido na hora de ultrapassar um veículo na estrada ou deixou de respeitar alguma sinalização por falta de atenção, não é mesmo? Essas situações geram multas aos condutores que as praticarem ou aos veículos por meio das placas. Mas, e quando tomamos multa em carro alugado? Nesse caso, como proceder para resolver essa situação? Veja abaixo:
Quem é o responsável pela multa em carro alugado?
Algumas multas são aplicadas sem que haja necessidade de abordagem do motorista. Nesse caso, suponha que você receba uma multa em carro alugado. Nesse caso, quem deverá arcar com o ônus disso? Afinal, a placa do veículo está registrada em nome da empresa locadora do automóvel. Então, será que isso te isenta do pagamento dessa infração? Definitivamente, não!
O pagamento de qualquer penalidade cometida sempre será do condutor do veículo, independente quem seja o dono desse automóvel. Portanto, a locadora será notificada antes do locador nessas situações. A partir daí, a empresa entrará em contato com a pessoa que estava em posse do automóvel durante o período da infração apresentada.
Assim, o locador deverá fazer a transferência da multa para seu nome e recorrer se for possível posteriormente. Então, não pense que dirigir um carro alugado o livrará das leis de trânsito que seguem valendo da mesma forma para os condutores desses automóveis. Afinal, quem dirige em alta velocidade faz isso por vontade própria e tal ação é passível de penalidade.
Existe taxa adicional por multa em carro alugado?
Geralmente, as locadoras cobram uma taxa adicional de condutores que cometem infrações ao volante de seus automóveis. Pois, os custos administrativos de notificar e enviar as infrações para o locador estão abordados em contratos de locação previamente assinados entre as partes.
Em geral, essa taxa varia entre 10 a 20% do valor contratado e essa cobrança poderá ser feita por meio do bloqueio caução ou cartão de crédito previamente cadastrado na agência. Então, leia o contrato de locação com cautela para conhecer todas as cláusulas a respeito de multa em carro alugado.
A pontuação da multa em carro alugado vai para a locadora?
Não, a pontuação da multa em carro alugado vai diretamente para a CNH do condutor do veículo. Afinal, a locadora tem a possibilidade de incluir condutores adicionais durante a reserva do automóvel. Por causa disso, o responsável pela assinatura do contrato ficará ciente de que responderá pelas infrações que foram cometidas durante a utilização do automóvel.
Por isso, a única maneira de não pagar multa em carro alugado consiste em não levar multa, não é mesmo? Então, dirija com atenção e vá em segurança com menos gastos utilizando automóveis alugados.