A rotatória é um largo ou praça circular em que os veículos transitam em sentido giratório. Essa é a definição desse trajeto tão popular no trânsito brasileiro. Afinal, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) não trata diretamente sobre essa via tão importante. No entanto, as leis falam claramente sobre a preferência na rotatória e vamos falar sobre isso agora mesmo.
Portanto, se você acabou de tirar sua CNH ou não tem certeza sobre a resposta dessa questão, leia a matéria até o final. Assim, você vai entender de quem é a preferência na rotatória para começar a seguir as regras impostas pelo CTB. Afinal, isso evita acidentes e multas para os condutores também. Portanto, veja mais:
Saiba agora de quem é a preferência na rotatória
Em primeiro lugar, você precisa entender que as leis de trânsito existem para que todos os condutores possam se beneficiar de maneira igualitária pelas vias. Todos possuem os mesmos direitos e deveres que são impostos pelo CTB e foi pensando nisso que preparamos esta matéria.
Afinal, a boa conduta vai reduzir o número de acidentes que, infelizmente, aumenta anualmente nas vias brasileiras. Por causa disso, vale a pena se adequar às normas impostas para que todos usufruam da melhor maneira quanto às condições de circulação. Nesse sentido, devemos entender de quem é a preferência na rotatória a fim de atrapalhar condutores que já estejam nessas vias com nossos veículos.
Afinal, a preferência é daqueles que já estão circulando dentro do circuito giratório que forma a rotatória. Por isso, independente da direção e do tamanho dela, quem entrou primeiro é o que tem a preferência de circulação. Não devemos avançar na faixa enquanto o veículo não der o espaço para que possamos tomar essa atitude. Além disso, essa infração é considerada de natureza grave e vamos falar mais sobre as penalidades logo abaixo. Confira:
Qual a multa por não dar preferência na rotatória?
Como foi dito, o condutor que entrou primeiro detém a preferência na rotatória. Por causa disso, qualquer motorista deve esperar que tal veículo passe antes que possa entrar logo em seguida. Desse modo, evita-se acidentes e mantém- se a boa prática no trânsito. No entanto, entendemos que alguns são mais apressados e acabam avançando e forçando a entrada na via giratória.
Nesse caso, o condutor está cometendo uma infração de natureza grave que, por sua vez, resulta no pagamento de multa no valor de R$195,23 e o acumulo de 5 pontos na CNH do condutor. Por causa disso, vale a pena reduzir a velocidade e aguardar sua vez de acessar o trajeto da rotatória, não é?
Via de regra, se os dois condutores chegarem ao mesmo tempo para acessar esse trajeto, deve-se dar preferência na rotatória àquele que está à sua direita. Afinal, esse é um dos bons costumes que regem nosso trânsito apesar de não ser uma regra ou lei de trânsito. Mas, entendemos a importância de dar preferência na rotatória àqueles que chegaram primeiro.
Mas em salvador não funciona essa lei,quem está dentro do girador tem que parar no meio dele pra a vez quem tá entregando
Kkkk se alguém parar dentro da “rotatória” aqui no sul (Curitiba) é chamado de baiano kkk
Ficou mal explicado essa da preferência mas é assim: se o outro carro estiver a sua esquerda ele tem a preferência, mas se o outro carro estiver a sua direita, você tem a preferência
A pior das sinalizações de transito. Deixa muitas duvidas. Imagine chegar num cruzamento onde todos devem dar preferência. Não há uma segunda opção. Ex: primeiro quem estiver na rotatória e depois quer vier por determinada via. Esse quem chegar primeiro é simplesmente ridículo e gera muitas controvérsias.
Na verdade a rotatória é isto mesmo.
Quem chega primeiro tem a preferência. Isto é a ordem natural.
Caso cheguem 2 veículos ao mesmo tempo, a preferencia é sempre daquele que estiver à direita…