Ninguém gosta de ser multado mesmo que tenha cometido qualquer infração no trânsito, não é mesmo? No entanto, as leis do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) são imparciais e atingem a todos que cometem erros nas vias no cotidiano. Pensando nisso, preparamos esta matéria para falar sobre a multa por conversão proibida que ainda gera muita dúvida entre os motoristas.
Portanto, se você não sabe o valor da multa por conversão proibida e nem entende o conceito dessa infração, leia esta matéria. Afinal, vamos falar sobre os valores atualizados e o que essa penalidade pode acarretar ao infrator. Então, leia até o final e veja o que pode fazer quando for autuado por causa desse problema tão comum:
O que é considerado conversão proibida?
Antes de qualquer coisa, você sabe dizer o que é considerado conversão proibida para entender onde essa infração é cometida? Afinal, você pode ter cometido esse erro sem perceber o que estava fazendo. Além disso, ter se surpreendido quando a infração chegou à sua caixa de correios, não é mesmo?
Não se preocupe, vamos explicar tudo sobre essa infração considerando os valores, as penalidades e tudo que envolve esse problema. Já que, esse erro é tão comum que essa multa já é uma das mais populares entre os condutores nos dias atuais. Afinal, a conversão proibida é abrangida pelo CTB como veremos logo abaixo.
De acordo com o artigo 207, quem executa operação de conversão à direita ou à esquerda em locais proibidos pela sinalização comete infração grave de trânsito. Portanto, a penalidade será imposta ao infrator que for pego realizando tal ação, seja por monitoramento remoto, seja presencial por agentes públicos. No entanto, você deve estar se perguntando sobre o valor e outras condições que dão validade à infração, não é mesmo? Veja a seguir:
Qual o valor da multa por conversão proibida?
Como foi dito, o artigo 207 do CTB rege que a conversão proibida é considerada uma infração grave. Por causa disso, o condutor deverá pagar R$ 195,23 e receberá 5 pontos na CNH por tal atitude no trânsito. Por causa disso, não vale a pena desrespeitar a sinalização que impede tal conversão, não é verdade?
Já que, a conversão proibida é caracterizada pela desobediência das placas que indicam não ser possível transitar por tal rota. Ou seja, se a placa indica que o fluxo daquela via é para a direita, o motorista não pode seguir para a esquerda. Afinal, esse condutor estaria entrando na contramão.
Por causa disso, as leis de trânsito são tão importantes para garantir a coexistência de todos os motoristas de forma pacifica e segura para todos. Já que, quem pratica conversão proibida pode causar acidentes por adentrar em uma via seguindo o caminho contrário de outros condutores que estão vindo de frente.
Mas, vale lembrar que as placas R4-A e R4-B devem estar indicando que tal rua não permite a conversão à esquerda ou à direita. Afinal, não tem como o motorista adivinhar que está seguindo no sentido errado sem a sinalização, não é mesmo? Além disso, a falta de sinalização é uma das maiores provas para quem deseja recorrer à multa por conversão proibida.