Aos poucos, os motores de 4 cilindros estão se tornando cada vez mais raros nos veículos que são montados atualmente. Afinal, o motor 3 cilindros aparenta ter dominado o mercado por causa de algumas vantagens ligadas a esse modelo. Mas, o que causou essa mudança na composição dos motores de automóveis atuais? Resumidamente, esses motores são mais baratos e podem apresentar alguns benefícios que falaremos logo a seguir. Portanto, leia até o final:
Como funciona um motor de quatro tempos?
Antes de falar sobre o motor 3 cilindros, precisamos entender um pouco mais sobre o que é o cilindro, não é mesmo? Para isso, vamos usar um motor de quatro tempos para explicar o funcionamento dessa peça tão importante do carro.
No primeiro tempo, o motor promove a admissão de ar e combustível necessário para dentro do cilindro. Para isso, uma válvula de admissão abre espaço e o pistão se move para seu ponto morto inferior do motor puxando o gás para dentro do bloco.
Agora que o cilindro está cheio da mistura de ar e combustível, o pistão sobe ao ponto morto superior e a válvula de admissão se fecha para que haja a compressão. Este é o segundo tempo do motor.
O terceiro tempo acontece quando o pistão chega ao seu ponto morto superior e vale gera uma fagulha para inflamar a mistura de ar e combustível. Ou seja, o terceiro tempo do motor é chamado de explosão, visto que a união desses componentes gera essa condição dentro do bloco.
Por fim, o quarto tempo acontece quando a válvula de escape se abre no momento em que o pistão está em sua posição superior para que os gases resultantes da explosão sejam liberados pelo escapamento. Ou seja, o quarto tempo é chamado de escape. Mas o que isso tem a ver com o motor 3 cilindros? Você vai entender logo abaixo. Mas, entenda que se o seu motor tem 4 cilindros, a ordem de queima do combustível será 1-4-3-2 e nos motor 3 cilindros, a ordem será 1-3-2.
Quais as vantagens de um motor 3 cilindros?
Logo acima, você entendeu tudo que um cilindro realiza no funcionamento do motor, não é mesmo? Agora, vamos explicar as vantagens de um veículo que apresenta apenas três ao invés de 4 cilindros:
Menos atrito
O atrito é bem menor no motor 3 cilindros por razões óbvias. Afinal, ele trabalha com um pistão a menos para realizar a mesma ação. Por isso, a energia será gerada durante as queimas da mesma forma e a redução do atrito vai prolongar a vida dos equipamentos móveis.
Mais leveza
Geralmente, um motor de quatro cilindros chega a pesar até 30 kg a mais do que o motor 3 cilindros. Por causa disso, o carro fica mais pesado e isso reduz o desempenho durante as acelerações.
Mais eficiência
Por fim, o motor 3 cilindros é mais eficiente e isso é resultado das duas vantagens apresentadas logo acima. Afinal, quanto menor o peso e o atrito, maior será o desempenho desse veículo. Além disso, esse motor leva a redução na emissão de gases poluentes em comparação com veículos de 4 cilindros.
E aí, gostou das vantagens de um carro com motor 3 cilindros? Então conte pra gente o que você acha e compartilhe este artigo com mais pessoas.