Motorista, você quer saber se existe multa por buzinar? Então chegou ao lugar certo, pois iremos te mostrar exatamente se essa infração está ou não no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ou se não.
Muitas pessoas costumam ter dúvidas em relação ao que podem ou não fazer no que diz respeito às leis de trânsito. Sendo assim, é muito importante entender um pouco a legislação e buscar segui-la para evitar multas indesejadas.
Quer saber tudo a respeito do tema? Então continue a leitura e fique por dentro de todos os detalhes relacionados a este tema tão curioso e diferente.
Existe multa por buzinar?
Sim, existe multa por buzinar. Por mais que pareça curioso, saiba que isso existe sim e você pode ser autuado por conta desta atitude inusitada. No entanto, saiba que existem critérios para que essa infração se caracterize.
Vamos primeiramente ver o embasamento legal por meio do CTB:
Art. 227. Usar buzina:
I – em situação que não a de simples toque breve como advertência ao pedestre ou a condutores de outros veículos;
II – prolongada e sucessivamente a qualquer pretexto;
III – entre as vinte e duas e as seis horas;
IV – em locais e horários proibidos pela sinalização;
V – em desacordo com os padrões e frequências estabelecidas pelo CONTRAN:
Infração – leve;
Penalidade – multa.
Conforme diz a lei, o simples fato de buzinar sucessivamente ou até mesmo de forma prolongada já dá direito a polícia de lhe dar uma multa. Além disso, existem também os outros incisos que deixam bem claro exatamente em quais situações você pode cometer a infração.
Por fim, vale chamar a atenção que buzinar entre as 10 da noite e 6 da manhã dá multa, portanto, fique atento ao rodas nestes horários. Agora, vamos saber mais a respeito do valor da multa por buzinar.
Qual o valor da multa por buzinar?
Por ser uma infração leve, o valor da multa é de R$88,38. Ela vale 3 pontos na carteira de habilitação do motorista. Apesar de não ser muito pesada, sempre é bom ficar atento, pois a soma dos pontos pode levar inclusive até a suspensão da CNH, o que é uma situação bem grave.
Sendo assim, fique de olho nas regras do uso da buzina e evite ao máximo fazer uso sem necessidade desse recurso em seu carro ou moto.
Saiba como recorrer de multa injusta
Recorrer de uma multa injusta envolve vários passos importantes. Primeiramente, você deve analisar cuidadosamente a multa que ganhou para garantir que todas as informações estejam corretas.
Em seguida, deve entender as leis de trânsito relacionadas à infração em questão e saber qual é o prazo estabelecido para recorrer da multa, geralmente que está na notificação de autuação.
Reunir evidências também é fundamental. Fotos, vídeos, testemunhas ou documentos que comprovem a injustiça da multa podem fortalecer sua defesa durante o processo de recurso.
Elabore uma defesa sólida e fundamentada, explicando em detalhes por que considera a multa injusta, utilizando argumentos claros e objetivos baseados em fatos e na legislação do CTB.
Enfim, envie o recurso dentro do prazo estabelecido, seguindo as instruções fornecidas na notificação. Fique acompanhando o andamento do processo e, se necessário, vá recorrendo novamente em instâncias superiores.
E aí, gostou de saber que existe multa por buzinar? Agora fique de olho no uso da buzina e evite tomar esta multa.