Todos sabem que utilizar o aparelho celular enquanto dirige é uma infração de natureza gravíssima, não é mesmo? Mas, será que usar celular no viva voz dá multa também? Afinal, o celular não fica tão perto do motorista e isso quer dizer que não atrapalha tanto na hora de conduzir o veículo. Todavia, veja esta matéria até o final para entender algumas questões que estão ligadas à prática de dirigir falando no celular mesmo que seja no viva voz:
Será que usar celular no viva-voz da multa?
Atualmente, as pessoas não conseguem deixar o celular de lado em quaisquer situações do dia a dia. Seja para se alimentar, seja para dirigir, todos continuam utilizando o aparelho de maneira indiscriminada. Afinal, os motoristas não podem ver um semáforo vermelho, um congestionamento ou qualquer parada que já correm para mexer no celular imediatamente.
Além disso, alguns têm coragem de dirigir segurando celular mesmo que estejam com o veículo em movimento e isso afeta a segurança dos condutores. Por causa disso, a prática de dirigir usando celular é considerada uma infração gravíssima e isso resulta em multa no valor de R$ 295,47 e 7 pontos na CNH do condutor.
Todavia, muitos se perguntam se usar celular no viva voz dá multa e foi pensando nisso que preparamos esta matéria. Já que, essa prática pode ser considerada mais segura partindo do pressuposto de que nossa atenção não está completamente voltada para o aparelho? Veremos a seguir!
O que diz a legislação sobre usar celular no viva voz enquanto dirige
Primeiramente precisamos entender que a legislação presente no CTB (código de Trânsito Brasileiro) que trata sobre o assunto é de 1990. Ou seja, a realidade tecnológica era completamente obsoleta em relação aos dias atuais. Afinal, os aparelhos mal continham as funções básicas de qualquer celular mais simples que encontramos hoje em dia. Desse modo, a legislação foi criada com base nas situações que eram mais recorrentes à época.
Desse modo, a lei que vigora desde 1998 sobre está presente no artigo 252 do CTB, inciso VI, que alega que dirigir veículo usando fone de ouvido conectado ao celular é infração de natureza média com multa no valor de 130,16 reais e quatro pontos na CNH do condutor.
Ou seja, nada consta em relação a Bluetooth ou viva voz no MBFT e isso tem gerado muita dúvida entre os motoristas que utilizam tecnologia atual.
Por causa disso, podemos afirmar que existem entendimentos divergentes acerca desse tema. Já que, os agentes de trânsito não conseguiriam alto Wars condutores que estejam falando sozinhos dentro do carro porque o motorista poderia simplesmente estar cantando uma música enquanto dirige, por exemplo. Além disso, a legislação que trata sobre o tema não é Clara sobre como atuar nesse tipo de situação.
Conclusão
Como foi dito, o CTB não deixa claro se usar celular no viva voz dá multa e essa questão tem levado muitos motoristas para continuar usando o aparelho dessa maneira porque nenhuma autuação é dada quando a lei não pode ser aplicada. Todavia, evitar esta distração pode evitar acidentes. Portanto, mesmo que não seja ilegal até o momento, essa prática é questionável.