Quer saber se dirigir com braço para fora dá multa? Então você chegou ao lugar certo. Vamos hoje conversar sobre este tema que muitas pessoas acreditam não ser infração, mas que pode ter consequências importantes.
Sendo assim, vamos entender mais a respeito do assunto e ver como funciona exatamente esta conduta interpretada com base no CTB e suas regras. Continue a leitura e fique por dentro.
Será que dirigir com braço para fora dá multa?
Sim, dirigir com braço para fora dá multa e você precisa ficar ciente disso para evitar problemas.
O ato comum é uma infração média pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no enquadramento 73150 do Art. 252, inciso I. A multa por essa infração pode ser aplicada pelo órgão ou entidade de trânsito municipal e rodoviário.
A penalidade para essa infração inclui o pagamento de uma multa e mais 4 pontos na CNH do condutor infrator. Vale lembrar que essa ação não é um crime de trânsito, mas ainda assim está sujeita a penalidades de acordo com as leis de trânsito.
Lembre-se que a infração pode ocorrer sem a necessidade de abordagem direta do motorista. Muitas vezes, agentes de trânsito conseguem observar o motorista com braço para fora durante a fiscalização rotineira nas vias públicas.
Portanto, para evitar multas e pontos na CNH, é muito importante que os condutores respeitem as normas de trânsito do CTB, incluindo a proibição de dirigir com o braço para fora do veículo
Qual valor da multa por dirigir com braço para fora?
Dirigir com o braço para fora do veículo é proibido pela legislação de trânsito brasileira, e vale uma multa no valor de R$ 130,16 e mais quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essa infração, além de ser uma violação das normas de trânsito, também é perigosa graças aos riscos envolvidos.
Um dos principais motivos para a proibição dessa prática é o perigo em casos de batida. Ter o braço para fora do veículo aumenta muito o risco de lesões graves, como o esmagamento do braço ou até mesmo uma amputação em situações de acidente.
Portanto, além da penalidade financeira e da pontuação na CNH, a proibição serve também proteger a integridade física dos condutores e passageiros.
Enfim, as multas por infrações de trânsito servem não apenas para punir os infratores, mas também de conscientizar os motoristas sobre a importância de seguir as normas estabelecidas para garantir a segurança de todos nas vias públicas.
Posso recorrer desta multa?
Pois bem, agora você já sabe que dirigir com braço para fora dá multa. Mas será que dá para recorrer? A resposta é sim, todo motorista pode recorrer de qualquer multa que receber. Porém, você precisa juntar provas e documentos para comprovar que não a cometeu, ou que a autuação se deu de forma injusta.
Agora você já sabe que dirigir com braço para fora dá multa e sabe que pode também recorrer. Evite ter este tipo de conduta enquanto estiver dirigindo e se mantenha seguro nas estradas e livre de multas e infrações de trânsito.