Você já deve ter visto alguém “dando grau” na moto, não é mesmo? O termo muito popular é o assunto desta matéria que preparamos para falar se empinar moto na rua dá multa. Portanto, veja até o final e entenda mais sobre o assunto. Afinal, todos conhecem os riscos de acidentes que tal prática oferece tanto para o piloto quanto para outros veículos no trânsito, não é? Por isso, as consequência existem e vamos tratar do assunto a partir de agora. Confira:
Multa por empinar moto na rua
Será que existe alguma multa por empinar moto na rua? Afinal, quem comete esse ato nem esconde essa “brincadeira” e até posta em redes sociais, não é mesmo? Como funciona a aplicação da multa por cometer essa ação no trânsito? Pois, você já deve ter visto vídeos de pessoas andando sobre uma roda na moto, não é? Então, será que não existe uma penalidade?
Essa prática é considerada como uma das manobras de Wheelie que é a cultura de fazer malabarismos com moto ou bicicleta. No entanto, apesar do profissionalismo envolvido nas técnicas que permitem andar sobre uma roda na moto, essa prática pode trazer muitos problemas aos pilotos desses veículos. Já que, empinar moto é uma infração gravíssima de acordo com o CTB e vamos falar sobre isso a partir de agora. Sendo assim, veja mais:
O que diz a lei sobre empinar moto?
O artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) aborda o assunto da infração por empinar moto na rua. No terceiro item, a legislação afirma que conduzir ciclomotor realizando qualquer malabarismo é passível de penalidade de uma infração gravíssima. Portanto, o condutor deverá pagar multa no valor de R$ 293,47 e suspensão do direito de dirigir por tal prática.
Desse modo, o veículo ficará retido até que tudo seja regularizado e a CNH será recolhida de 2 até 8 meses de acordo com a autuação. Em casos de reincidência, o condutor perderá o direito de dirigir por 18 meses. Ou seja, um ano e meio sem documento por empinar moto. Vale a pena? Provavelmente, não.
Por que empinar moto é uma infração gravíssima?
O ato de empinar moto não é uma infração quando essa prática acontece em um espetáculo. Afinal, o espaço foi reservado e isolado para que tal ação fosse tomada a fim de evitar acidentes com outras pessoas que estejam assistindo. Além disso, essa prática é legalizada porque é realizada por condutores profissionais e especializados naquilo que estão apresentando.
Por isso, não se compara às pessoas que empinam em vias públicas colocando a si mesmo e aos outros condutores em risco. Visto que, a moto perde equilíbrio quando está com todo seu peso sobre uma roda e isso pode gerar quedas. Estas, por sua vez, geram acidentes com outros condutores que não têm qualquer relação com o espetáculo particular daquele indivíduo.
Portanto, quando pensar em realizar qualquer manobra arriscada, leia esta matéria novamente e entenda se vale a pena pagar a multa por empinar moto na rua.