Nesta matéria, vamos falar sobre quanto custa em 2024 a multa por racha. Não se pode negar que as corridas entre automóveis é algo que chama a atenção de muita gente, não é mesmo? Afinal, diversos filmes já foram criados apresentando as corridas mais alucinantes que existem. No entanto, essas situações ficam restritas somente às telas porque na vida real é uma prática ilegal. Sendo assim, veja até o final e fique por dentro do tema!
Veja quanto custa multa por racha em 2024
A multa por racha é uma forma de coibir a prática que pode ser muito perigosa para todas as pessoas envolvidas nessa prática, direta e indiretamente. Afinal, além dos motoristas que praticam essas corridas clandestinas, outros condutores presentes nas vias urbanas podem se envolver em acidentes indiretamente também.
Afinal, quem pratica rachas não consegue ter controle sobre o que terceiros poderão fazer e isso pode resultar em acidentes fatais em casos mais graves. Por causa disso, o Código de Trânsito é bem severo para coibir essa prática tão perigosa. No artigo 173, a legislação de trânsito cita que qualquer condutor envolvido em corridas clandestinas está cometendo uma infração gravíssima.
No entanto, essa prática é considerada agravante e o condutor pagará o valor multiplicado por 10 da multa por racha em 2024. Portanto, a infração gravíssima que prevê multa de R$ 293,47 passará a custar R$ 2.934,70 para os condutores que estiverem envolvidos em rachas. Além disso, não pense que essa situação vai gerar “apenas” 7 pontos na sua CNH como acontece com infrações dessa natureza. Pois, a CNH será suspensa e os carros serão apreendidos.
Veja mais sobre a multa por racha em 2024
A multa por racha é citada no artigo 174 do CTB e indicada pelo Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito (MBFT) também. Nesse caso, o condutor será autuado se estiver organizando eventos que promovam corridas sem permissão das autoridades de trânsito. Por isso, essa é mais uma infração gravíssima que será cumulativa para punir ainda mais os condutores envolvidos nessas práticas.
O recolhimento e suspensão da CNH e a remoção dos carros para o pátio do Detran são consequências da multa por racha também. Desse modo, os motoristas precisarão gastar ainda mais dinheiro para reaver seus veículos nesses locais após enfrentar muita burocracia ao mesmo tempo. Mas, você sabia que a prática de corridas clandestinas pode ser considerada como crime de trânsito? Veja a seguir:
Praticar racha é um crime de trânsito?
Você sabia que a multa por racha é o menor dos problemas na vida dos motoristas que se envolvem nessas corridas? Afinal, o artigo 308 do CTB afirma que participar de corridas em vias públicas para exibição de manobras ou corridas não autorizadas é uma prática criminosa no trânsito. Nesse caso, o motorista envolvido poderá cumprir pena de seis meses a três anos além de arcar com todos os débitos resultantes dessa infração.
Além disso, a penalidade por praticar rachas pode ser de até 6 anos de detenção quando a corrida clandestina causa acidentes com lesão corporal de natureza grave em algum motorista. E, a pena passar a ser de 5 até 10 anos quando a corrida resulta na morte de algum condutor envolvido no acidente, direta ou indiretamente. Então, concluímos que a multa por racha é apenas a ponta do iceberg dos problemas que virão para os motoristas que se envolvem nessas práticas ilegais.