Você já ouviu falar de alguém que colocou folha magnética na placa com o intuito de burlar a fiscalização de trânsito? Essa prática tem se tornado muito recorrente entre os condutores que desejam enganar os radares presentes em rodovias. Atualmente, você encontra esses produtos irregulares em lojas online com muita facilidade. Por causa disso, vamos alertar sobre os perigos de usar folha magnética na placa do seu veículo. Veja até o final:
O que é folha magnética na placa
Não é de hoje que os motoristas têm buscado táticas para burlar a fiscalização de trânsito, especialmente em vias de alta velocidade. Nesse sentido, alguns usam a chamada folha magnética na placa para enganar o sinal emitido pelos radares presentes nessas vias terrestres.
Essa prática é tão comum entre os condutores de automóveis mais potentes que o chamado golpe da folha magnética tem ficado cada vez mais conhecido. Nesse golpe, os condutores compram uma peça metálica semelhante à folha de uma árvore que é colada à placa do veículo a fim de cobrir os caracteres presentes na identificação do veiculo.
Essa pela funciona como um imã que é colocado sobre a placa que é comandado pelo motorista no interior do veículo. Desse modo, o condutor que deseja acelerar acima do limite permitido ativa esse botão que libera a peça metálica ao chegar perto de radares. Desse modo, o carro não é identificado pelo sistema de monitoramento. No entanto, você precisa conhecer os perigos de usar folha magnética na placa para entender que não vale a pena utilizar essa técnica para burlar as leis de trânsito. Então, veja até o final!
Quais os perigos de usar folha magnética na placa?
Como foi dito, a folha magnética na placa é uma tática utilizada pelos motoristas para burlar a fiscalização de radares em rodovias, por exemplo. Portanto, você consegue entender que essa prática é ilegal, não é mesmo? Por causa disso, qualquer condutor que for flagrado utilizando essa técnica terá que arcar com as penalidades impostas pelo CTB e, em alguns casos, pelo Código Penal também.
O artigo 230 do CTB afirma que qualquer forma de esconder caracteres da placa, seja com tinta, seja com remoção parcial da gravação, seja com a cobertura de uma folha magnética na placa é uma infração gravíssima.
Por isso, o condutor que for pego em flagrante utilizando qualquer técnica para burlar a legislação de trânsito terá que pagar multa no valor de 295,47 reais e receberá 7 pontos na CNH. Além disso, esse motorista verá seu veículo sendo levado ao pátio do Detran. No entanto, um dos maiores perigos de usar folha magnética na placa reside no que é dito no Código Penal.
Este, por sua vez, afirma em seu artigo 311 que toda forma de adulteração de identificador de veículos pode levar à prisão de 3 até 6 anos e multa. Desse modo, podemos concluir que os perigos de usar esse apetrecho na placa do carro não compensa o risco, não é mesmo?
Entendeu mais sobre os perigos do uso da folha magnética na placa do carro? Então compartilhe o artigo para disseminar a informação e evite este tipo de conduta.