Será que andar com retrovisor pequeno dá multa? Nesta matéria, vamos falar sobre a utilidade desse equipamento que está relacionado tanto à segurança quanto à estética dos veículos. Tanto por gosto quanto por necessidade, muitos se perguntam se instalar equipamento menores é permitido por lei e vamos falar sobre isso nesta matéria.
Afinal, alguns modelos não atendem às exigências estabelecidas pelas leis de trânsito e precisamos falar sobre o assunto. Sendo assim, leia até o final para compreender os pontos importantes em relação ao item:
Entenda se andar com retrovisor pequeno dá multa
Segundo a Resolução 14/1998 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o retrovisor está na lista dos equipamentos obrigatórios. A regulamentação aponta que todo veículo deve conter espelhos que refletem a traseira e as laterais dos automóveis em circulação. Mas, somente a Resolução de número 549 fala sobre os requisitos técnicos para tal equipamento.
Segundo ela, o espelho retrovisor deve ter o tamanho e modelo adequado para garantir a visualização anterior e lateral do veículo. Desse modo, esse item precisa ter as características necessárias para garantir a segurança dos condutores indiferente de tamanho e modelo desse item.
Desse modo, muitos se perguntam se andar com retrovisor pequeno dá multa e é por isso que preparamos esta matéria. Afinal, quais sã as medidas que são impostas para quem deseja alterar esse equipamento. Portanto, veja a seguir:
Veja se andar com retrovisor pequeno dá multa
Andar com retrovisor pequeno dá multa quando o item não segue as medidas impostas pela regulamentação. Essas regras estão impostas na resolução de número 682/2017 do Contran. De acordo com a norma, o espelho desse equipamento não pode ser menor do que 69 cm² . No entanto, a troca por itens menores pode ser feita desde que a eficiência desse equipamento seja atestada por certificação ou legislação reconhecidas pelo Detran do seu estado.
Ou seja, qualquer modificação precisa da autorização do órgão de trânsito competente. Afinal, ele dirá se o retrovisor tem capacidade total para refletir o que está atrás do veículo garantindo segurança aos condutores. Pois, qualquer alteração que não segue as regras precisa ser regulamentada por órgãos responsáveis tanto pela segurança quanto pela fiscalização.
Quais os requisitos ideais para os retrovisores?
Além da superfície refletora, outra questão que entra no tema sobre andar com retrovisor pequeno está relacionada às dimensões desse item inteiro. Nesse sentido, o contorno do espelho deve ter medidas maiores do que 94 mm para espelhos circulares. Além disso, as dimensões têm limite máximo também. Nesse caso, esses equipamentos não podem ser maiores do que 150 mm para espelhos que não sejam circulares. Por outro lado, a superfície refletora de retrovisores retangulares não podem ser superiores a 200 mm.
Além disso, a superfície do espelho deve ser plana ou esférico-convexa (curva para fora) para garantir a visualização e segurança durante a condução de veículos. Portanto, procure saber como funciona a regulamentação no Detran do seu estado porque andar com retrovisor pequeno dá multa e o agente de trânsito exige a troca antes de liberar seu veículo.