Será mesmo que fazer manobra perigosa no carro dá multa? Hoje vamos falar mais sobre essa situação infelizmente comum, em que os motoristas colocam em risco suas vidas, de seus passageiros e também de outras pessoas na via.
Vamos entender então qual a penalidade recebida e quais os principais riscos envolvidos neste tipo de conduta ilegal. Continue lendo e confira todos os detalhes relacionados com esta infração de trânsito.
Manobra perigosa no carro dá multa?
Sim, manobra perigosa no carro dá multa. Se o motorista se utilizar de seu veículo para demonstrar habilidades realizando arrancadas bruscas, arrastar pneus, derrapagem ou qualquer manobra do gênero, se configura infração de trânsito gravíssima.
Infelizmente muitas pessoas sem consciência se utilizam deste tipo de conduta para mostrar habilidades no volante, mas este tipo de situação pode terminar muito mal. Por isso mesmo o CTB pune de forma muito pesada aqueles que insistem em realizar este tipo de condução perigosa.
Vamos então ver o que diz a letra da lei referente a esta infração:
Art. 175
Utilizar-se de veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa, mediante arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus:
- Infração – gravíssima;
- Penalidade – multa (dez vezes), suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo;
- Medida administrativa – recolhimento do documento de habilitação e remoção do veículo.
Parágrafo único. Aplica-se em dobro a multa prevista no caput em caso de reincidência no período de 12 (doze) meses da infração anterior.
(Redação dada pela Lei nº 12.971, de 2014)
Assim como pudemos perceber acima, trata-se de uma infração gravíssima que ainda acarreta outros tipos de penalidades relacionadas, como a apreensão do veículo bem como a suspensão do direito de dirigir, penalidades essas que são muito drásticas.
Além disso, o valor da multa fica muito pesado e veremos abaixo qual o valor a pagar ao fazer manobra perigosa no carro.
Qual a multa por manobra perigosa no carro?
O valor da multa por manobra perigosa no carro é de R$2934,70. A multa é bem alta pois se usa do fator multiplicador de 10 vezes o valor base da multa gravíssima que é de R$293,47.
O fator multiplicador em multas de trânsito é um mecanismo utilizado para aumentar o valor das multas em situações consideradas mais graves.
No Brasil, por exemplo, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece diferentes categorias de infrações: leves, médias, graves e gravíssimas. Infrações gravíssimas podem ter um fator multiplicador aplicado ao valor base da multa, multiplicando-o por três, cinco, dez ou mais, dependendo da gravidade e do risco associado ao comportamento infrator.
Por exemplo, dirigir sob a influência de álcool é uma infração gravíssima com um fator multiplicador de dez, elevando significativamente o valor da multa.
Esse mecanismo serve como um desincentivo adicional para comportamentos perigosos, promovendo maior segurança nas vias. Além da multa aumentada, infrações gravíssimas com fator multiplicador podem acarretar outras penalidades, como suspensão da carteira de habilitação.
Entendeu agora que manobra perigosa dá multa e que ela pode acarretar diversas outras implicações? Então compartilhe o artigo para informar mais pessoas sobre isso.