Será que consertar carro na rua dá multa? O que será que a legislação de trânsito fala sobre o reparo automotivo realizado em vias públicas? Afinal, essa prática impede o fluxo de veículos que utilizariam aquela via, não é mesmo? Nesta matéria, vamos falar tudo sobre o assunto que é tão importante para todos os motoristas porque ninguém está livre de problemas com seus veículos enquanto estão no meio do caminho. Sendo assim, veja até o final!
Será que consertar carro na rua dá multa?
De acordo com o artigo 179 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) prevê que consertar carro na rua é uma infração de trânsito, exceto em situações que o veículo está imobilizado e devidamente sinalizado com os equipamentos necessários como triângulo luminoso e pisca-alerta ligado.
A infração é grave quando o conserto veicular acontece em rodovias de trânsito rápido com penalidade de multa e remoção do veículo pelas autoridades. Nas vias urbanas, a infração é leve e gera multa mais branda com a possibilidade de conversão em medida administrativa para o condutor.
Por isso, o conserto não pode ser feito nas ruas quando o veiculo tem condições de continuar até uma oficina ou até o local mais apropriado como postos de combustível, por exemplo. No entanto, situações que impossibilitam a condução segura não são enquadradas como infrações de trânsito de acordo com o Código de Trânsito. Veja mais:
Consertar carro na rua dá multa em quais situações?
Todos sabem que não escolhemos o momento em que os veículos vão apresentar falhas e necessidade de conserto mecânico, não é mesmo? No entanto, se elas acontecerem em vias urbanas, o motorista precisa encontrar maneiras de remover o veiculo do local para que o fluxo de automóveis não seja impedido de prosseguir.
Por isso, emergências permitem que o condutor use cordas ou cabos flexíveis para conduzir o veículo para o ponto mais próximo. Essa regra está situada no artigo 236 do CTB e isso permite que o condutor chame um amigo ou qualquer pessoa para puxar seu veículo para o local mais apropriado para o conserto ser realizado.
Afinal, consertar carro na rua dá multa e essa regra vale até quando o condutor pede para que outra pessoa realize o conserto necessário em seu automóvel. Então veja qual o valor das multas para quem realiza o reparo automotivo em vias públicas:
Qual o valor da multa por consertar carro na rua?
Imagine que seu carro apresentou problemas elétricos que afetam o farol durante o dia, por exemplo? Isso não impede que seu veículo circule até a oficina mais próxima, não é mesmo? Portanto, você precisa levar o carro até o local apropriado para corrigir o defeito ao invés de consertar na rua.
Caso contrário, consertar carro na rua dá multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH quando está em vias de trânsito rápido. Nas demais ruas, a infração é leve e o condutor receberá multa no valor de R$ 88,38 e 3 pontos na CNH por realizar o reparo na via impedindo o fluxo do trânsito.