Será que farol de xênon dá multa? Todo mundo busca segurança ao dirigir à noite e um dos faróis mais potentes que existem usavam o xênon em suas composições. Mas, será que podemos usar esses equipamentos sem ter problemas com as leis de trânsito? Nesta matéria, vamos falar mais sobre o assunto que gera muita dúvida entre os motoristas. Portanto, se você quer personalizar seu veículo instalando faróis de xênon, veja esta matéria até o final!
O que é farol de xênon?
Até pouco tempo atrás, as pessoas poderiam instalar faróis de xênon quando quisessem em seus veículos. No entanto, algumas mudanças aconteceram em 2018 que impedem a circulação de veículos com esses equipamentos instalados. Desse modo, você deve estar pensando que o acessório não pode mais ser colocado no seu carro, não é mesmo? Calma que não é bem assim, porque você só precisa regularizar a situação com os órgãos de trânsito.
Afinal, o farol de xênon é uma fonte luminosa gerada a partir de uma descarga de gás que é muito mais potente dos que os faróis comuns. Desse modo, o facho de luz gerado por tal acessório prejudica a visibilidade de outros motoristas que estejam no sentido contrário da via. Por causa disso, sua instalação deixou de ser permitida a partir de 2011 e é sobre isso que vamos tratar a seguir. Confira:
Por que farol de xênon dá multa?
A resolução número 384 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) passou a proibir a instalação de faróis de xênon em veículos. Essa mudança entrou em vigor em 2011 e isso faz com que apenas carros que tenham o equipamento de fábrica ou que sejam regularizados anteriormente podem continuar usando os acessórios.
Por causa disso, o uso de farol de xênon dá multa porque essa prática é considerada como infração grave. De acordo com o artigo 230 CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a multa por usar farol de xênon irregular é de R$ 195,23 e o condutor receberá 5 pontos na CNH por usar esse equipamento.
Os carros que contenham o equipamento de fábrica possuem ajustes controlados para evitar o ofuscamento de outros motoristas. No entanto, aqueles que instalam esses acessórios de forma irregular não têm esse cuidado e a intensidade da luz gerada atrapalha muito outros condutores na via contrária. Desse modo, aumenta-se o risco de acidentes nas vias por consequência do uso incorreto desses equipamentos.
Vale a pena comprar carro com farol de xênon de fábrica?
Como foi dito, uma das condições que permitem o uso do farol de xênon é a utilização de carros que contenham o equipamento instalado pelo fabricante. No entanto, os modelos que contêm esse equipamento são mais caros. Por exemplo, o modelo mais barato que podemos encontrar com esses item de fábrica é o Ford EcoSport Titanium que custa a partir de R$ 90 mil.
Por causa disso, vale a pena investir em lâmpadas de LED que garantem uma ótima iluminação sem causar ofuscamento de outros motoristas. Por causa disso, alguns carros já trazem esses acessórios pensando em garantir mais segurança a todos os motoristas. E, claro, o farol de xênon dá multa e foi por causa disso que sua presença nos veículos é cada vez mais escassa.