Você sabe qual a multa por não portar documento do carro? Nesta matéria, vamos falar sobre uma prática que, muitas vezes, é cometida sem intenção pelos motoristas. Afinal, quem nunca saiu correndo de casa e esqueceu de pegar o documento do veículo, não é mesmo? Em uma abordagem, a primeira coisa que o policial vai pedir é esse documento e a CNH do condutor.
Por causa disso, vamos falar sobre as questões mais comuns que envolvem a prática de não portar documento do carro. Então, veja até o final para entender melhor o que precisa ser feito e quais situações são mais graves segundo a legislação de trânsito:
Veja mais sobre a prática de não portar documento do carro
O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) é bem claro ao citar que portar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) é obrigatório. No entanto, isso mudou a partir de 2016 quando você deixou de ser obrigado a andar com o documento dentro do seu carro. Afinal, algumas regras mudaram e o documento passou a ser dispensado quando as autoridades de trânsito receberam mais suporte tecnológico.
Por meio de sistemas automatizados e digitais, os agentes de trânsito conseguem “puxar as informações” do seu veículo apenas pela leitura da placa. Desse modo, o policial saberá se o carro está com licenciamento em dia para fazer a liberação (ou não) do seu automóvel para continuar rodando.
No entanto, essa mudança ainda não existe no CTB que, por sua vez, segue afirmando que o porte do CRLV é obrigatório. Portanto, não recomendamos a ninguém o ato de não portar documento do carro para evitar problemas com as autoridades. Visto que, a tecnologia deveria alcançar todos os policiais, mas isso não acontece em todas as cidades, especialmente no interior longe dos grandes centros urbanos.
Qual a multa por não portar documento do carro?
Supondo que você foi abordado por algum agente de trânsito que, por diversas possibilidades, não está com acesso ao sistema de consulta, saiba que será multado. Nesse caso, a infração por não portar documento do carro é leve de acordo com o artigo 232 do Código de Trânsito Brasileiro.
Por isso, a multa por não portar CRLV é de R$ 88,38 e o motorista ainda receberá mais 3 pontos na CNH. Mas, esses não são os maiores problemas dessa infração. Visto que, seu veículo ficará retido no local da abordagem até que alguém leve o documento até onde você está parado. Mas, o que fazer se o CRLV ainda não foi emitido pelo Departamento de Trânsito? Veja abaixo:
Posso andar com o comprovante do pagamento do CRLV?
Muita gente deixa para pagar o licenciamento em cima da hora e isso faz com que o Detran não consiga emitir o documento antes que acabe o prazo de validade. Nesse caso, muitos se perguntam se podem andar apenas com o comprovante do pagamento que é gerado. Mas, se você ainda não está atento às tecnologias atuais, saiba que os órgãos de trânsito não emitem mais a versão física.
A partir do momento que você realiza o pagamento, o download da versão digital está disponível no aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito). Portanto, quem dirige somente com o comprovante de pagamento do licenciamento está sujeito à mesma multa por não portar documento do carro que citamos anteriormente.