Você sabe o que pode acarretar por ter GNV não homologado? Nesta matéria, vamos falar sobre a homologação do Gás Natural Veicular que pode ser instalado em veículos de pessoas que visam economizar com combustíveis como gasolina e diesel, por exemplo. Portanto, veja quais são as consequências de não regularizar seu veículo:
O que pode acarretar por ter GNV não homologado no veículo?
As pessoas têm buscado formas de economizar na hora de abastecer seus veículos com o preço dos combustíveis nas alturas. No entanto, nem todos podem investir em carros elétricos ou híbridos para garantir essa economia. Por causa disso, muitos recorrem à instalação do chamado kit-gás para driblar a inflação.
Porém, muitos fazem isso da forma errada visando economizar ainda mais dinheiro durante o processo de modificação do veículo. Para isso, ignoram o processo de homologação que é indispensável para a segurança do sistema que será instalado no veículo. Por causa disso, vamos falar sobre o que pode acarretar por ter GNV não homologado no seu carro. Confira:
Todo carro pode ter GNV homologado?
Primeiramente, entenda que nem todo carro pode ter GNV homologado porque não são todos os modelos que comportam os equipamentos essenciais para instalação do kit-gás. Afinal, alguns carros têm potência irrisória e porta-malas diminuto. E, esse sistema exige espaço para instalação do cilindro de gás que ficará no maleiro do veículo.
Além disso, a potência do motor é reduzida a partir do momento que se instala esse sistema. Portanto, muita gente realiza a instalação com GNV não homologado para garantir economia mesmo assim. No entanto, vamos falar sobre os problemas que isso pode causar a motorista logo a seguir!
Quanto tempo tenho para homologar o GNV
O prazo para ter seu GNV homologado pode variar de acordo com as regras impostas pelo órgão de trânsito local. Geralmente, recomendamos que esse processo seja feito no prazo menor possível para evitar problemas como penalidades que são impostas. Por isso, informe-se sobre as regras específicas do seu estado no site oficial do Detran (Departamento de Trânsito).
Visto que, a instalação do kit-gás deve ser realizada por profissionais que sejam credenciados pelo INMETRO para garantir a segurança e a aplicação das normas regulatórias necessárias. Sendo assim, quem instala por conta própria em oficinas sem credenciamento junto ao órgão não poderá homologar esse sistema posteriormente.
Mas, o que pode acarretar por andar com GNV não homologado?
Depois de instalar o kit-gás no seu carro, leve-o até uma empresa que é responsável pela homologação do INMETRO mais próxima. Lá, eles vão emitir o CSV (Certificado de Segurança Veicular) garantindo que seu veículo está seguro para circular nas vias. Depois disso, você precisa acionar o Detran para alterar as características do veículo no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento Veicular).
Quem usa GNV não homologado desconsiderando esse procedimento comete infração de natureza grave. Nesse caso, a multa no valor de R$ 195,23 será aplicada e o condutor receberá 5 pontos na CNH por tal prática. Além disso, o veículo será retido até que todo o procedimento de regularização seja feito.