Será que placa antiga dá multa? Você já deve ter feito essa pergunta para alguém que não sabia responder se os modelos mais antigos de emplacamento geram multas para os veículos, não é mesmo? Por causa disso, preparamos esta matéria para falar tudo sobre o assunto e deixar bem claro quais as condições que exigem a troca das placas para o modelo atual. Sendo assim, veja mais!
Será que placa antiga dá multa?
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o uso de placa fora do padrão é uma infração de natureza gravíssima. Segundo as leis de trânsito e o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as especificações técnicas da placa devem seguir os padrões estabelecidos em nível nacional. Mas, o que isso quer dizer?
Isso significa que a placa do seu veículo deve conter todos os itens necessários de acordo com a legislação atual para evitar infrações. Por exemplo, as placas antigas (cinzas) devem conter lacre em perfeitas condições, rebites em alumínio, sigla do estado e nome da cidade completamente legíveis; registro de fabricação da placa e sigla UF com ano de fabricação do automóvel.
Qualquer ausência dessas marcações coloca a placa antiga como fora de padrão e isso pode gerar uma multa resultante de infração gravíssima. Portanto, podemos dizer que placa antiga dá multa no valor de R$ 293, 47 e 7 pontos na CNH? Não exatamente! Afinal, a multa ocorre apenas quando todos os itens relacionados não estão presentes no identificador do veículo.
Quais as diferenças entre as placas de veículos
Quem se pergunta se placa antiga dá multa precisa entender que a cor dela também é muito importante porque cada veículo demanda um tipo de emplacamento. Por exemplo, a placa preta ou cinza é usada em veículos particulares. A placa vermelha ou branca é usada por veículos que realizam transporte público ou que sejam locados; a placa branca ou preta é oficial de órgãos do governo e a cinza e preta é de carros de colecionador.
Esses modelos são os mais comuns de se encontrar pelas ruas brasileiras no cotidiano. No entanto, você pode encontrar outros modelos que são usados por autoridades internacionais ou veículos oficiais mais importantes.
Causas a serem evitadas ao usar placa antiga?
Como vimos, a placa antiga dá multa quando não segue as recomendações necessárias de uso desse item. No entanto, outras questões devem ser evitadas para não correr riscos de ser multado por outros motivos. Por exemplo, o uso de placa sem luz traseira é uma infração de natureza média porque impede a visualização dos números pelos agentes de trânsito. Desse modo, quem usa placa antiga sem iluminação adequada pode pagar multa no valor de R$ 130,16.
Por fim, qualquer adulteração ou bloqueio do código de identificação da placa é uma infração de natureza gravíssima. Portanto, placa antiga dá multa quando se usa qualquer forma de esconder ou burlar a identificação do veículo com adesivos ou cobrir com alguma parte do corpo, por exemplo. Nesse caso, o condutor será identificado por outros agentes de trânsito ou sistemas de câmera integrados e a multa será aplicada.