Será que porta de caçamba aberta dá multa? Em algum momento, você deve ter visto alguma pessoa fazendo frete carregando algum móvel com a porta da caçamba aberta, não é mesmo? Para isso, o motorista que exerce essa função precisa tomar alguns cuidados para não prejudicar outros condutores que estão vindo atrás.
No entanto, será que o condutor pode dirigir nessas condições ou manter a porta de caçamba aberta dá multa? Falaremos mais sobre o assunto durante esta matéria. Portanto, leia mais e compreenda tudo sobre o tema.
Será que porta de caçamba aberta dá multa?
No Brasil, o uso de picapes compactas é muito comum e esses veículos como a Fiat Strada, por exemplo, estão na lista dos mais vendidos entre os brasileiros. Afinal, esses modelos apresentam preços mais competitivos em relação às picapes médias. No entanto, o espaço reduzido da caçamba é um ponto negativo para quem opta por tais modelos.
Por causa disso, muitos condutores recorrem à alternativa de usar extensores de caçamba que são usados para levar motocicletas sobre os carros, por exemplo. No entanto, o que diz a resolução do Contran sobre o uso correto das caçambas de veículos? De acordo com a resolução 349 de 2010, as regras para usar extensores foi alterada e vamos entrar em detalhes logo abaixo. Confira:
Veja mais sobre o uso da porta de caçamba aberta
O uso de extensores é uma das melhores maneiras de carregar objetos que excedam o comprimento da caçamba da picape. No entanto, o artigo 6 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) estabelece que a medida do centro de roda traseiro não deve ser maior do que 60% da distância entre os eixos.
Por exemplo, vamos usar a Strada que foi citada acima para detalhar uma situação real. A distância entre os eixos dessa picape da Fiat é de 2,71 metros. Por isso, seu balanço traseiro é de 1,62 metros. Desse modo, o motorista não pode carregar nada que exceda o comprimento de 1,62 com a porta de caçamba aberta. A conta para chegar à medida é básica porque basta multiplicar o valor da distância entre os dois eixos por 0,6 para saber a medida que pode exceder com a porta de caçamba aberta.
O artigo 7 do CTB também esclarece que situações de uso da porta de caçamba aberta são permitidas apenas quando o objeto transportado é indivisível. Por exemplo, escadas, bicicletas e motos. No entanto, a pessoa não pode fazer isso para carregar grãos, compras, entre outros objetos que podem ser deixados de lado.
Além disso, o artigo 4 do CTB estabelece que a placa de identificação deve estar visível para os agentes de fiscalização e câmeras de monitoramento. Por causa disso, o condutor precisa instalar uma placa de identificação do veículo ao lado direito do pára-choque com refletores para facilitar a visualização.
Qual o valor da multa por andar com porta de caçamba aberta?
Como vimos, você pode transportar as coisas com a porta da caçamba aberta. No entanto, a identificação do veículo deve ser posta ao lado do carro. Se não, a porta de caçamba aberta dá multa no valor de R$ 293, 47 e 7 pontos na CNH para o condutor que faz isso e não instala uma placa ao lado do veículo.