Você já deve ter ouvido algum estouro no escapamento em algum momento da sua vida de motorista, não é mesmo? Se não aconteceu no seu veículo já deve ter presenciado outros automóveis que tenham causado essa situação. Então, se você tem dúvida para saber o que pode causar esse problema, veja esta matéria até o final!
Entenda o que pode ser um estouro no escapamento
Geralmente, o estouro no escapamento acontece com mais frequência em motocicletas e a manutenção é mais simples do que muitos imaginam. Portanto, se isso acontece com você, veja esta matéria e entenda o que pode causa esse problema tão recorrente entre os motociclistas.
Afinal, diversas causas podem levar ao barulho que até assusta alguns condutores. Pensando nisso, separamos algumas situações que podem causar isso e como resolver também. Então, veja abaixo:
Problemas na vela
A vela é uma das peças mais importantes de quaisquer veículos e ela pode ser a causadora do estouro no escapamento. Visto que, a função da vela é gerar a faísca necessária para causar a explosão que dará movimento ao motor. Portanto, o desgaste do material que compõe esse item é inevitável e o estouro poderá surgir quando a combustão é ineficiente. Visto que, parte do combustível pode ser eliminado pelo duto do escapamento gerando o estouro.
Mistura pobre no motor
Outra causa do estouro no escapamento é a mistura pobre no motor. Como vimos, o funcionamento do motor depende da combustão que é causada pela junção de combustível, ar e faísca. No entanto, todos os elementos devem estar na proporção correta para garantir o bom funcionamento do seu veículo.
Caso contrário, você poderá ouvir um estouro no escapamento quando seu motor estiver recebendo mais oxigênio do que gasolina. Por outro lado, o motor afoga quando recebe mais gasolina do que ar para garantir o funcionamento.
Combustível adulterado
Todos devem ter cuidado com os postos em que abastecem os veículos porque o uso de combustíveis adulterados é muito comum no Brasil. Algumas redes de postos de gasolina são mais confiáveis do que outras e os motoristas devem levar isso em consideração para abastecer seus automóveis.
Visto que, os combustíveis adulterados resultam em maior consumo dos veículos e baixo rendimento. Além disso, o estouro no escapamento é inevitável quando se utiliza gasolina adulterada com elementos que causam esse “pipoco” durante a passagem no cano de descarga.
Carburador desregulado
Por fim, veículos com carburador como motos e carros mais antigos estão entre os principais automóveis que causam estouro no escapamento. Já que, os modelos mais antigos contam com esse equipamento que serve para misturar combustível e ar para aplicar na câmara de combustão.
Desse modo, os componentes precisam estar na medida correta a fim de que o motor funcione perfeitamente. No entanto, o carburador desregula depois de um tempo de uso e acaba deixando passar mais ar do que combustível e isso gera o pipoco característico dos carros mais antigos. Em todos os casos apresentados aqui, basta levar o veículo à oficina para fazer o reparo que, na maioria das vezes, não é tão caro.