Será que parar na rotatória dá multa? Da mesma forma que as placas de sinalização, as rotatórias são essenciais nas cidades para controlar o fluxo de trânsito dos veículos. No entanto, apesar de ser comum, alguns motoristas ainda não conhecem as regras de circulação desses locais. Sendo assim veja até o final e entenda tudo sobre o assunto:
Veja as regras de circulação na rotatória
As regras de circulação da rotatória existem para impedir que acidentes aconteçam. Além disso, o mau uso desses locais impede que o tráfego de veículos permaneça de forma fluida e isso gera mais congestionamento. Portanto, se você tem dúvidas sobre o uso dela, entende o que é e como usar a rotatória da forma correta. Veja a seguir:
O que é a rotatória?
A rotatória pode ser chamada de giradouro ou rótula em algumas regiões do Brasil. Ela é composta por um círculo que pode ser feito com pintura no asfalto ou composta por canteiros em formas circulares. Desse modo, os motoristas precisam aguardar a vez para entrar nesse circuito sem atrapalhar outros condutores.
Desse modo, podemos concluir que a função dela é manter a organização do trânsito em centros urbanos, bem como reduzir a velocidade dos veículos. Por causa disso, todos os motoristas precisam respeitar as leis que regem o uso correto das rotatórias.
Contudo, as rotatórias ajudam consideravelmente na redução do número de sinistros nos grandes centros urbanos. Visto que, um dos fatores que mais contribuem para o aumento no número de acidentes é o excesso de velocidade em vias públicas. Consequentemente, elas reduzem o número de vítimas de atropelamentos e outros problemas relacionados aos maus hábitos no trânsito.
Por causa disso, algumas regras devem ser respeitadas e, nesse contexto, surge a dúvida se parar na rotatória da multa e é sobre isso que vamos falar a seguir.
Regras para usar a rotatória
Quem dirige precisa respeitar algumas regras e uma delas é não parar na rotatória porque isso impede a circulação de outros motoristas que usam esse mesmo trajeto. Além disso, a preferência é sempre da pessoa que já começou a circular esse trajeto.
Logo, os demais veículos devem parar antes de entrar na rotatória sem invadir esse espaço.
Visto que, essa situação causaria o congestionamento na rotatória que foi criada exatamente para impedir que ocorra esse problema. Sendo assim, entenda se é possível ser multado na rotatória por causa disso:
É possível ser multado por parar na rotatória?
O artigo 215 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) rege que qualquer veículo que deixa de dar a preferência comete uma infração de natureza grave. Sendo assim, parar na rotatória por ter invadido o trajeto desrespeitando o condutor que de tem a preferência resulta em multa no valor de 195,23 reais. Além disso, o motorista receberá 5 pontos na CNH por causa dessa prática.
Então, dirija com cautela e observe com atenção antes de entrar em uma rotatória para não invadir a preferência de quem já está nela. Visto que, parar na rotatória da multa e o preço não é tão irrisório.