Muita gente ainda fica em dúvida quando se pergunta se pisca de LED na moto é permitido. Pensando nisso, preparamos esta matéria para tratar sobre o assunto que deixa tanta gente em dúvida. Então, se você é motoqueiro e já viu alguma pessoa usando esse acessório e teve vontade de instalar também, leia esta matéria até o final para entender se é permitido.
Saiba agora se pisca de LED na moto é permitido
A legislação de trânsito fala muito sobre o sistema de iluminação e sua importância para garantir as boas práticas entre os motoristas. Por causa disso, os condutores precisam respeitar as regras estabelecidas no CTB para evitar infrações que resultam em multas. No entanto, poucos falam sobre os piscas que são essenciais no dia a dia também. Então, saiba agora se pisca de LED na moto é permitido de acordo com as regras!
Considerando que a seta não interfere diretamente na iluminação do veículo e nem incomoda outros motoristas, logo podemos deduzir que podemos instalar modelos diferentes, não é mesmo? No entanto, esse não é o entendimento dos especialistas que redigiram as regras impostas para o trânsito. Sendo assim, veja a seguir:
Posso usar pisca de LED na moto?
Infelizmente, você não pode mais instalar pisca de LED na moto por causa de uma mudança que aconteceu em 2020. Na época, as regras mudaram e essas novidades passaram a valer a partir de 2021 quando a lei dos faróis entrou em vigor. Essa novidade que desanima os amantes da personalização de motocicletas surgiu com a Resolução 667 de 2017 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Por causa disso, toda mudança que foi feita no veículo até 2020 em relação às lâmpadas de LED são aceitas até hoje. No entanto, qualquer pessoa que instalar o acessório a partir de 2021 poderá ser multado e terá que remover esse item. Por causa disso, todo motorista deve seguir o protocolo para evitar essa situação.
Qual valor da multa por usar pisca de LED na moto
O pisca de LED na moto é uma forma de personalizar esse veículo instalando essa tecnologia para melhorar a aparência e a visibilidade do veículo. Todavia, essa mudança não pode mais ser feita e qualquer motorista que desrespeita a Resolução 667 do Contran comete uma infração de natureza grave.
Desse modo, o condutor será multado em R$ 195, 23 e ainda receberá 5 pontos na CNH por cometer essa infração. Ademais, o agente de fiscalização poderá exigir que o acessório seja trocado no local da abordagem e, se isso não é possível, o veículo poderá ser apreendido até que seja regularizada tal situação.
Quais tipos de faróis são permitidos?
Desse modo, podemos concluir que pisca de LED na moto não é permitido. Além disso, qualquer farol precisa emitir luz branca ou amarela e qualquer diferença nesse sentido pode resultar em multa e aplicação de pontos na CNH. E, precisamos alertar que não é permitido realizar qualquer alteração no documento para permitir a instalação de lâmpadas de LED no veículo.