Quer saber como puxar multa Renainf? Nesta matéria, você vai entender tudo sobre o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf) porque vamos explicar todo o passo a passo para conhecer esse sistema. Visto que, esse sistema é organizado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), no qual são feitos os registros de infrações cometidas fora do estado de origem do veículo. Portanto, veja mais:
O que é multa Renainf?
Como foi dito, a multa Renainf nada mais é do que uma infração cometida fora do estado de origem do veículo notificado. Por exemplo, imagine um paulista que viajou para o Paraná e cometeu alguma infração naquele estado durante o passeio? Nesse caso, o órgão paranaense precisará emitir a autuação para te cobrar pela multa cometida.
Para isso, esse órgão vai usar o sistema Renainf que realizará a notificação ao Detran do seu estado cumprindo as regras do artigo 260 do CTB. Além disso, saiba que o Renainf está relacionado a dois sistemas: Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados).
Portanto, tanto a multa que será paga quanto os pontos relacionados à gravidade da infração cometida encontrarão seus destinos em quaisquer estados nacionais. Entenda um pouco mais e veja como puxar multa Renainf logo em seguida:
Quais órgãos emitem multa Renainf?
Você já entendeu o que é multa Renainf, não é mesmo? Mas, antes de puxar essa infração no sistema, você precisa conhecer os órgãos que aplicam essa penalidade. Visto que, existem órgãos públicos municipais, estaduais e federais que estão integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
Por isso, cada estado contém um Detran e diversos outros órgãos como PRF (Polícia Rodoviária Federal), DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Por isso, veja como puxar multa Renainf agora que conhece os órgãos responsáveis pela aplicação de infrações cometidas em outros estados:
Como puxar multa Renainf?
Como vimos, diversos órgãos de trânsito espalhados pelo Brasil podem notificar motoristas que cometem infrações em vias públicas. Por causa disso, o primeiro passo para puxar multa Renainf consiste no conhecimento sobre qual instituição emitiu essa infração. Na notificação, você consegue encontrar essa informação para conhecer o órgão emissor.
Sabendo isso, você poderá acessar o site dessa instituição a fim de pesquisar sobre a existência de multa Renainf ligada ao seu veículo. Essa notificação deve ser emitida em até 30 dias corridos após a infração ter sido cometida com 3 tentativas de entrega realizada pelos Correios. Caso a autuação não tenha sido recebida, você poderá puxar multa Renainf com o Renavam e a placa do seu veículo.
No estado de São Paulo, basta acessar o site da SEFAZ e clicar em “Consulta de débitos do veículo” para puxar multa Renainf. Nesse portal, você vai precisar do número do Renavam do veículo e do número do CPF ou CNPJ do proprietário. Assim, os débitos vão aparecer na tela para conferência. Esse processo é muito importante quando se compra um veículo a fim de conhecer o passado desse veiculo a fim de descobrir se existe alguma infração em aberto.