O golpe da placa fantasma pode sair caro para os motoristas que usam essas práticas para burlar as leis de trânsito. Entenda mais sobre essa prática que tem sido usado constantemente por maus condutores. Além disso, veja quais são as penalidades aplicáveis às pessoas que cometem essas ações. Leia até o final:
Saiba mais sobre o golpe da placa fantasma
Não é novidade que as pessoas usam técnicas para burlar as leis, não é mesmo? Seja qual for a área, sempre existem indivíduos que tentam desrespeitar as regras a fim de tirar vantagens ou evitar as penalidades. No trânsito, uma das formas de tentar se livrar de multas consiste na aplicação do golpe placa fantasma.
Quem busca esses artifícios para escapar de multas precisa entender que essas ações podem custar caro. Maus condutores já usaram sistemas como a placa delete que se trata de um gel para bloquear a fiscalização de radares ou a placa camaleão que muda de cor na imagem das câmeras usadas nos dispositivos de fiscalização.
Todavia, outra técnica está se popularizando na praça e é sobre esse golpe da placa fantasma que vamos falar a partir de agora. Portanto, veja como funciona e entenda como essa prática criminosa pode custar bem caro para os motoristas que a utilizam para burlar a legislação de trânsito:
Como funciona o golpe da placa fantasma
O golpe da placa fantasma usa tecnologia para ocultar a placa do carro a fim de evitar punições por infrações de trânsito. Apesar disso, o sistema de funcionamento dessa técnica é bem simples porque se trata de um botão que escurece toda a placa traseira do automóvel. Atualmente, esse sistema é vendido abertamente em lojas virtuais popularizando essa prática cada vez mais.
O sistema vendido acompanha um controle e um adesivo que é colado acima dos caracteres da placa invisível a olho nu. Todavia, você aciona um botão no controle remoto que escurece a identificação do veículo rapidamente. Desse modo, o radar não consegue fazer a leitura das letras e números que identificam o veículo do condutor infrator.
Esse golpe é usado para burlar leis de trânsito como a multa por excesso de velocidade, corridas clandestinas, ultrapassagens pelo acostamento, entre outras práticas ilegais. No entanto, engana-se quem pensa que esse sistema é imune à aplicação das leis. A seguir, você vai entender porque aplicar golpe da placa fantasma pode sair caro. Veja abaixo:
Veja por que o golpe da placa fantasma pode sair caro
Qualquer prática que visa ocultar a placa dos veículos está enquadrada no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e até no Código Penal. Por isso, o motorista que usa qualquer técnica para burlar a fiscalização poderá ser penalizado de forma mais grave do que se fosse autuado por ações ilegais nas vias públicas.
O golpe da placa fantasma pode sair caro porque é uma infração gravíssima, cuja penalidade é multa no valor de R$ 293,47 e aplicação de 7 pontos na CNH. Além disso, o motorista fica sujeito à aplicação do artigo 230 do Código Penal que prevê pena de até 8 anos de prisão àqueles que cometem essas ações.