Será que multa vai para dívida ativa? Qualquer motorista já lidou ou conhece alguém que já precisou lidar com infrações de trânsito, não é mesmo? Afinal, você sabia que existem infrações que muitos condutores cometem sem ter conhecimento de que se trata de uma ação ilegal no trânsito? Com isso, todos já devem ter sido multados por práticas irregulares em momentos que não poderiam gastar mais dinheiro.
Nesse caso, a multa acaba sendo deixada de lado e o motorista vai procrastinando seu pagamento até que acaba não quitando esse débito. Nesse caso, será que a multa vai para dívida ativa quando não realizamos o pagamento dela? Saiba agora:
Saiba agora se multa vai para dívida ativa
Em primeiro lugar, entenda que a multa de trânsito deverá ser paga porque o veículo não poderá ser licenciado com débitos. Desse modo, o automóvel poderá ser apreendido em uma abordagem policial. Mas, vamos supor que a pessoa tome uma multa utilizando veículos de terceiros.
Nesse caso, o motorista será multado e não correrá o risco de perder o carro que não é seu, correto? Considerando que ele não quite esse débito, a multa vai para dívida ativa? Vamos entender quais são os problemas relacionados à falta de pagamento de infrações de trânsito:
Quais as consequências por não pagar multa de trânsito?
A multa é uma das penalidades atribuídas aos motoristas que cometem infrações de trânsito. No Brasil, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) estabelece que existem infrações leves, médias, graves e gravíssimas. Estas últimas podem gerar o efeito multiplicador que eleva o valor da multa a ser pagar em até 60 vezes no caso mais extremo. Nesse caso, o condutor não conseguirá arcar com o valor a ser pago que, muitas vezes, é mais caro que o próprio veículo. Mas, a falta de pagamento desse débito resulta nas seguintes consequências:
Cobrança de juros
A cobrança de juros é uma das penalidades aplicadas para os condutores que atrasam o pagamento das multas de trânsito. Visto que, esses débitos têm prazo de validade que precisa ser respeitado e quem não respeita esse prazo pagará juros. Desse modo, a multa que já tinha um valor elevado poderá ficar ainda mais cara e difícil de ser paga pelo condutor infrator.
Inscrição na dívida ativa
Sim, a multa vai para dívida ativa quando não realizamos o pagamento dela depois de um período. Primeiramente, o condutor não conseguirá realizar o licenciamento do veículo enquanto não quitar os débitos. Essa consequência pode fazer com que esse motorista veja seu veículo sendo apreendido em uma abordagem policial.
Mas, se o condutor não tem veículo e deixa de pagar a infração, o seu nome será inscrito na dívida ativa. Esse cadastro público do governo reúne valores que são devidos pelos contribuintes. A partir da inscrição nesse banco de dados, o governo pode adotar medidas coercitivas a fim de receber o pagamento pelos débitos apontados no sistema. Ou seja, a multa vai para dívida ativa e a falta de pagamento dela pode resultar em penhora de bens, bloqueio de contas, entre outras formas de cobrar esses custos.