Será que pode usar pneu remold em moto? Esta é uma dúvida comum, de forma que muitos condutores acabam por optar pelo tipo de pneu sem saber se pode mesmo usar ou não. Será que pode gerar uma multa? É disso que nós iremos falar hoje.
Quer saber tudo a respeito desse assunto? Então continue a leitura do artigo e fique por dentro de todos os detalhes.
Pode andar com pneu remold em moto?
Não. O pneu remold em moto é proibido, de acordo com a resolução 158/2004 do CONTRAN e o artigo 230, inciso X do CTB. O uso pode gerar multa pesada, já que se trata de uma infração grave, além de ser perigoso e ter riscos altos de acidente.
Sendo assim, é muito importante ter em mente que você não deve usar este tipo de pneu, já que ele não representa nenhuma segurança para os ocupantes da moto.
Os pneus de moto não são projetados para serem reformados, e a carcaça, que é a estrutura base do pneu, sofre um desgaste muito grande ao longo do tempo. Esse desgaste não permite a reutilização segura da carcaça, pois compromete sua integridade.
Além disso, os pneus de moto têm camadas de materiais muito finas, dificultando a raspagem do material velho durante o processo de reforma. Isso pode causar a formação de rugas, bolhas e na má adesão da nova camada de borracha.
Essas imperfeições aumentam o risco de descolamento da nova camada, o que compromete muito a estabilidade e segurança da motocicleta.
A má aderência da nova borracha à carcaça causa descolamento durante o uso, principalmente em alta velocidade ou em manobras bruscas. Sendo assim, isso aumenta muito o risco de acidentes, colocando em perigo a vida do motociclista.
Qual a multa por andar com pneu remold em moto?
A multa por andar com pneu remold em moto é de R$195,23, por se tratar de uma infração grave. Além disso, o condutor ainda recebe 5 pontos na CNH, de acordo com o artigo 230, inciso X do CTB.
Confira a letra da lei abaixo e veja o que diz o artigo:
Art. 230
Conduzir o veículo:
X – com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo CONTRAN;
Infração – grave;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – retenção do veículo para regularização.
Ainda, é importante conhecer a resolução nº 158 de 22/04/2004 do Contran que regulamenta expressamente este uso indevido:
Art. 1º Fica proibido, em ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos o uso de pneus reformados, quer seja pelo processo de recapagem, recauchutagem ou remoldagem, bem como rodas que apresentem quebras, trincas e deformações.
Pois bem, como vimos, é proibido o uso do pneu remold nestes veículos. Ou seja, se você pilota moto, por mais que seja mais barato optar pelo remold ou recauchutado, não caia nesta cilada. Você poderá receber uma multa e, além disso, terá muito mais riscos durante o dia a dia na condução do veículo.
Entendeu agora tudo sobre o uso do pneu remold em moto? Então fique longe deste tipo de equipamento e mantenha sua segurança.