Todos sabem que diversas pessoas fazem muito barulho com suas motocicletas, não é mesmo? No entanto, será que moto sem filtro dá multa? Nesta matéria, vamos falar tudo sobre esse costume tão popular entre os condutores brasileiros que gostam de ouvir o ronco dos escapamentos. Portanto, veja a resposta para a pergunta que fizemos no início a partir de agora:
Veja se moto sem filtro dá multa agora mesmo
Muita gente modifica o veículo a fim de deixar com aspecto mais esportivo. Dessa forma, a moto sem filtro é uma das coisas mais comuns nas vias brasileiras e não é raro encontrar um condutor que faça muito barulho com esses veículos, não é mesmo? Todavia, será que a legislação permite que isso seja feito sem nenhuma penalidade? Veremos durante a leitura desse artigo que trará detalhes sobre o assunto.
Visto que, essa questão intriga até os profissionais que atuam na área de legislação de trânsito. De acordo com o artigo 98 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), nenhum proprietário pode realizar alterações em seus veículos sem autorização previa dos órgãos de trânsito. Por isso, moto sem filtro dá multa para o condutor que é flagrado conduzindo esse veículo. Entenda os motivos;
Por que moto sem filtro dá multa?
Quaisquer mudanças que alteram as peças originais do veículo podem resultar em multas para os condutores. Por exemplo, a moto sem filtro dá multa porque o veículo passa a emitir mais ruídos sonoros que incomodam outras pessoas e a poluir mais o meio ambiente com seus gases.
Por isso, a troca do escapamento deve ser feita de acordo com as regras impostas pelo artigo 230 do CTB. Este, por sua vez, estabelece que é infração grave conduzir qualquer automóvel com descarga livre ou silenciador com defeito e inoperante. Portanto, você será penalizado e poderá perder seu veiculo em uma abordagem policial que constata a ausência de filtro no escapamento. Então, veja mais sobre essa infração e como resolver o problema:
Qual o valor da multa por moto sem filtro no escapamento?
Como foi dito, o artigo 230 do CTB estabelece que moto sem filtro ou com defeito no silenciador do escapamento é uma infração de natureza grave. De acordo com a legislação atual, a moto sem filtro pode gerar multa no valor de R$ 195,23 e aplicação de 5 pontos na CNH do condutor.
Além disso, a alteração no escape da motocicleta é vista como proibida por diversos especialistas em leis de trânsito por causa da portaria 38/18 do Denatran. Segundo ela, essa modificação não pode ser realizada dentre todas as opções de alterações que podem ser feitas em quaisquer veículos.
Consequências da moto sem filtro
De acordo com Alfredo Guedes da área de Relações Públicas da Honda, a moto sem filtro emite mais poluentes e ruídos. Por isso, essa alteração deve ser proibida e coibida com mais frequência. Afinal, não é raro encontrar algum motociclista transitando com esses veículos emitindo barulhos ensurdecedores diariamente e saindo incólumes perante a sociedade que cumpre as leis rigidamente.