Será que comer enquanto dirige dá multa? Na pressa do cotidiano, quem nunca passou no drive-thru para pegar um lanche e ir comendo no carro enquanto dirige, não é mesmo? Mas, será que essa prática é permitida? Nesta matéria, vamos falar tudo sobre o assunto para entender o que o Código de Trânsito Brasileiro tem a dizer sobre o tema. Então, veja até o final!
Saiba agora se comer enquanto dirige dá multa
O ato de assumir o volante demanda alguns cuidados, seja para garantir a segurança, seja para evitar penalidades como multas e pontos na CNH. Nesse sentido, diversas situações precisam ser evitadas a fim de garantir uma viagem sem quaisquer problemas. Dentre as situações, precisamos falar sobre a prática de comer enquanto dirige. Afinal, não é raro encontrar motoristas que dirigem enquanto devoram seus lanchinhos no caminho para casa ou para o trabalho.
Mas, será que o ato de comer enquanto dirige dá multa? Afinal, o que as leis de trânsito falam sobre a distração ao volante e qual a relação disso com a prática de comer enquanto está ao volante? Saiba agora mesmo:
Saiba agora se comer enquanto dirige dá multa
De acordo com Eliane Piestak, pedagoga e especialista em trânsito, em entrevista ao Portal do Trânsito, o Código de Trânsito Brasileiro prevê que o motorista deve manter total domínio do veículo enquanto está dirigindo. Afinal, a atenção é essencial para garantir a segurança ao volante. Por isso, quem come enquanto está ao volante pode se distrair e acabar gerando possíveis acidentes.
Atualmente, o CTB estabelece que a prática de dirigir sem prestar a devida atenção resulta em multa no valor de R$ 88,38 por se tratar de infração leve. Todavia, outra infração pode ser associada à prática de comer enquanto dirige porque o Código de Trânsito aponta que dirigir com apenas uma das mãos é uma infração de natureza média.
Portanto, o agente de fiscalização de trânsito poderá aplicar multa no valor de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH do condutor que come ao volante. Mas, você deve estar se perguntando o motivo para a aplicação dessa multa, não é mesmo? Afinal, essa situação é tão comum que já se tornou rotineira. Sendo assim, veja a seguir:
Por que comer enquanto dirige dá multa?
O ato de comer enquanto dirige dá multa pela razão que citamos logo acima: falta de atenção ao volante. Afinal, o condutor se distrai enquanto está comendo ao mesmo tempo em que precisa cuidar do veículo no trânsito. Por exemplo, você não conseguiria dar setas ou fazer uma curva mais difícil utilizando apenas uma das mãos enquanto está comendo um lanche, não é mesmo?
Esses dois exemplos simples demonstram o risco que corremos quando estamos dirigindo sem manter a concentração. Por isso, o Código de Trânsito Brasileiro estabelece que comer enquanto dirige dá multa como uma forma de coibir essa prática entre os motoristas. Desse modo, o trânsito tende a ficar mais seguro quando os condutores entenderem que suas ações resultam em consequências que doem no bolso.