No Brasil, diversas situações geram multas e pontos na CNH dos condutores que cometem infrações de trânsito. Nesse sentido, vamos falar sobre a multa por estacionar em carga e descarga que é citada no Código de Trânsito Brasileiro. Portanto, veja até o final para conhecer mais sobre a legislação que leva à aplicação de multas por estacionamento irregular e entenda como recorrer também. Confira:
Veja a multa por estacionar em carga e descarga
A multa por estacionar em carga e descarga é uma forma de coibir motoristas que cometem essa prática. Afinal, quem estaciona na frente dos locais reservados para caminhões descarregarem prejudica a vida desses trabalhadores e dos proprietários dos estabelecimentos que receberão as mercadorias.
Nesse sentido, o CTB funciona como um regulador para manter a boa conduta dos motoristas no trânsito. Por causa disso, a aplicação de multas para as infrações cometidas é algo esperado mesmo. Então, se você estacionou em local reservado para carga e descarga, veja até o final para descobrir qual o valor dessa infração de acordo com a legislação atual:
O que diz o CTB sobre estacionar em carga e descarga?
O CTB estabelece as leis que regem as ações a serem tomadas no trânsito brasileiro. Nesse documento, a regras como locais de estacionamento irregular são mencionados. Dentre eles, locais como faixas de pedestres, esquina, Pontes, viadutos, túneis, locais sinalizados com placas proibindo e áreas de carga e descarga. Então, o motorista que não respeita a legislação atual comete infração de trânsito e está sujeito a multa por estacionar em carga e descarga.
De acordo com o CTB, quem estaciona em local reservado para carga e descarga comete infração de natureza média. Por isso, a multa a ser paga pelo condutor flagrado nessa situação é de 130,16 reais com aplicação de 4 pontos na CNH. No entanto, este ainda não é o maior problema na vida de quem estaciona em locais irregulares de acordo com o código de trânsito brasileiro. Logo abaixo vamos falar um pouco mais sobre as penalidades relacionadas a tal infração. Confira:
O que acontece se estacionar em carga e descarga?
Para exemplificar, imagine que você estacionou em um local reservado para carga e descarga sinalizado por placas ou pinturas no asfalto. O dono do estabelecimento e o motorista que precisa estacionar o caminhão neste local vão acionar os agentes de fiscalização do trânsito ou de segurança pública.
Com isso, os agentes constatarão que você cometeu uma infração média de acordo com o código de trânsito brasileiro preencheram os autos de infração com os dados da sua placa. Nessa hora, você precisará estar por perto para remover o seu veículo do local. Caso contrário, os próprios agentes de fiscalização solicitarão o serviço de guincho e levarão o seu carro para o pátio mais próximo.
Desse modo, você ficará com um ônus da multa por estacionar em carga e descarga de 130 reais e ainda terá que lidar com os encargos relacionados ao serviço de guincho e a estadia diária no pátio.