Mais uma vez o Contran adia prazo do exame toxicológico, dando mais tempo para que os motoristas se adequem a nova regulamentação. Por meio de uma publicação expressa no Diário Oficial da União, o órgão resolveu dar um novo prazo, assim, dando mais um respiro aos motoristas profissionais que ainda não haviam se adequado.
Se você está nessa situação, então fique calmo. Você ganhou mais um tempo para conseguir deixar os exames em dia e evitar a pesada multa estipulada. Confira em seguida todos os detalhes da mudança, a nova data e qual o valor da multa para quem não respeitar as leis.
Prazo do exame toxicológico: confira novas datas
As novas datas do prazo do exame toxicológico levam em consideram o mês de validade da carteira de habilitação dos condutores. Seguem, portanto, o seguinte padrão:
- CNH com validade entre os meses de janeiro e junho: prazo até 31/03/2024;
- CNH com validade entre os meses de julho e dezembro: 30/04/2024.
Como muitos condutores ainda não haviam conseguido realizar a adequação dentro dos prazos estipulados, o Contran decidiu abrir as portas mais uma oportunidade de regulamentação para evitar as pesadas multas.
Mas afinal, quem precisa realizar o exame toxicológico? Continue lendo e veja se você faz parte do grupo que necessita realizar o exame o quanto antes.
Quem precisa fazer o exame toxicológico?
O exame toxicológico de condutores é obrigatório para os que tenham CNH nas categorias C, D e E. Além disso, vale a pena observar que aqueles que possuem mais de 70 anos precisam refazer o exame a cada dois anos e meio para ficarem dentro da lei e evitar multas de trânsito.
Sendo assim, outras categorias de motoristas não tem a necessidade de efetuar o exame, estando, portanto, liberados dessa cobrança. A exigência do exame toxicológico visa tornar o trânsito mais seguro para todos, inibindo assim o uso de substâncias psicoativas pelos motoristas profissionais, que dirigem por muitas horas.
Nesse sentido, espera-se que os motoristas de ônibus e caminhões respeitem os períodos de descanso indicados e que não façam uso de medicamentos ou drogas que possam alterar sua percepção da estrada e seu estado de alerta, causando então acidentes.
Qual a multa para quem não fizer exame toxicológico?
A multa pra quem não respeitar o prazo do exame toxicológico e não realizar o exame é de R$1467,35. É uma infração gravíssima que ainda contabiliza 7 pontos na carteira de habilitação do condutor.
Caso haja reincidência num período de 12 meses, a multa vai então para R$2934,70. Nesse caso específico, a suspensão do direito de dirigir ocorre de maneira imediata, o que é um extremo prejuízo para o profissional que vive do trânsito.
Pois bem, agora você já sabe mais a respeito do prazo do exame toxicológico e conhece as novas datas para realiza-lo. Verifique a validade de sua carteira de habilitação conforme o mês e então se prepare para realizar o exame e manter os documentos em dia, evitando cobranças e problemas futuros. Compartilhe esse artigo com amigos ou parentes que precisam fazer o exame.