Você sabia que a multa por andar no acostamento é de R$880,41 e que se enquadra na categoria gravíssima com 7 pontos na CNH? Se não, veja esta matéria e entenda mais sobre essa infração de trânsito que ainda é muito cometida por condutores em rodovias do Brasil inteiro.
Já que, o artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro aponta que a multa por andar no acostamento é muito grave por causa do bloqueio dessa via importante aos veículos de emergência. Mas, será que é possível recorrer à Justiça quando for pego cometendo essa infração de trânsito? Veremos mais sobre isso durante essa matéria. Portanto, continue lendo!
Veja valor e se é possível recorrer de multa por andar no acostamento
Realmente, a multa por andar no acostamento é salgada e leva 7 pontos à carteira de motorista do condutor do veículo. Mas, saiba que é possível recorrer em três ocasiões que são de defesa prévia, Jari e Cetran. Afinal, o acostamento existe para fornecer uma via para veículos com problemas para o trânsito de automóveis de emergência como polícia, ambulância e bombeiro.
Além disso, essa faixa localizada sempre à direita da via é reservada para bicicletas e até pedestres que queiram andar pelas rodovias. Por causa disso, a multa por andar no acostamento pode variar de acordo com a gravidade de tal prática. Por exemplo, a pessoa que estaciona nessa via comete infração leve e recebe 3 pontos na carteira e 88,38 reais para pagar.
Por outro lado, o condutor que anda pelo acostamento recebe uma multa de 880,41 reais e leva 7 pontos na carteira. Mas, aquele que usa essa faixa para ultrapassar outro veiculo leva os mesmos 7 pontos e o valor de 1.467,35 por ter realizado tal prática. Mas, será que é possível recorrer nesses casos? Veja a seguir:
Será que é possível recorrer da multa por andar no acostamento?
O ato de andar no acostamento é algo que pode prejudicar a todos de forma direta ou indireta. Já que, essa prática pode impedir que um transporte de emergência chegue com urgência a algum acidente ou que um veículo com problemas possa sair da via principal para resolver o defeitos no automóvel.
Então, mesmo que sua pressa seja muito grande, não use o acostamento para chegar antes ao seu objetivo porque isso pode custar muito caro. Mas, saiba que a Constituição garante que todo condutor tenha o direito de recorrer de qualquer infração, mesmo que seja gravíssima. Nesse caso, ele terá que optar pela Defesa Prévia que poderá levar à anulação da multa.
No entanto, o condutor precisa provar as razões para pedir o deferimento sobre o cancelamento da penalidade. Caso isso não aconteça, o motorista poderá recorrer às instâncias superiores que lhe darão mais oportunidades para se explicar e impedir a penalidade.
Todavia, vale a pena evitar andar nessa faixa porque a multa por andar no acostamento é cara e pode levar à perda da CNH pela soma de pontos. Por isso, evite o máximo que puder transitar nessas vias mesmo em dias de muita pressa.