Você sabe o que é evasão de pedágio? Hoje vamos te explicar tudo a respeito dessa infração específica e você poderá entender melhor os perigos de cometê-la. Hoje em dia, todos sabemos que os pedágios são comuns nas estradas brasileiras. Com a privatização de diversas rodovias, as concessionárias utilizam dessa renda gerada pelo trânsito de veículos para promover melhores condições de rodagem.
Sendo assim, existem custos adicionais ao passar por essas estradas. Hoje, vamos falar mais sobre a infração de evasão de pedágio e você vai entender na prática o que isso pode acarretar ao condutor. Confira em seguida todos os detalhes.
O que é evasão de pedágio?
A evasão de pedágio ocorre quando o condutor de veículo passa pela praça de pedágio em alguma via e não efetua o pagamento devido. Diversas vias podem ter a cobrança, que sempre é identificada por meio de placas.
Sendo assim, é muito importante se planejar antes de pegar a estrada e verificar se há ou não cobrança e levar o valor em conta ou mesmo em dinheiro para pagar e evitar problemas.
A evasão de pedágio significa literalmente o não pagamento devido e está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 209-A:
Evadir-se da cobrança pelo uso de rodovias e vias urbanas para não efetuar o seu pagamento, ou deixar de efetuá-lo na forma estabelecida: (Incluído pela Lei nº 14.157, de 2021)
-
Infração – grave;
-
Penalidade – multa.
Como vimos, essa conduta é infração de trânsito grave e gera um valor de multa para pagar. Assim, falaremos em seguida qual a punição específica nesses casos.
Qual a multa por evasão de pedágio?
A multa por evasão de pedágio é atualmente R$195,23. Além disso, o motorista recebe 5 pontos na carteira, por se tratar de uma infração grave. Nesse caso, podemos ver que essa infração sai muito mais cara do que o pagamento da taxa de pedágio em si.
Além disso, esse tipo de infração pode causar enorme transtorno ao condutor no momento de sua negativa de pagamento por qualquer motivo que seja. Sendo assim, um planejamento prévio antes de viajar é a melhor saída.
O que fazer se não conseguir pagar o pedágio na hora?
Se não tiver dinheiro para pagar os pedágios na hora ou então tiver algum problema com cartão de banco no momento do pagamento, o condutor pode pedir que o atendente verifique a possibilidade de emitir um boleto. Assim, o condutor tem um prazo de alguns dias para efetuar o pagamento.
Caso mesmo assim o boleto vença sem pagamento, a infração está instaurada e gera multa e pontos na carteira.
Uma boa saída para as pessoas que pretendem passar pelo pedágio sem se preocupar, é aderir as famosas TAG’s. Você pode cadastrá-las junto ao seu cartão de crédito, utilizando as faixas sem parada da praça de pedágio. Assim, evitam-se as filas e otimiza-se o tempo do condutor.
Agora que você entendeu mais sobre a evasão de pedágio, a multa de trânsito relacionada e mais detalhes, compartilhe esse artigo com quem também precisa saber disso.